logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Destruição do Museu Nacional é lamentada na Assembleia Legislativa

“Venho mais uma vez trazer a nossa preocupação e indignação com o cenário do nosso país. Nós estamos num total desmonte dessa nação e infelizmente no último dia 1º de setembro, nós assistimos a destruição de uma memória de destruição da memória desse país, que foi o Museu Nacional”. A lamentação foi feita pela deputada Ana Lula (PT), na sessão desta terça-feira, 4 no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

No discurso, a parlamentar enfatizou o incêndio que destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro. “Esse golpe que está destruindo a nação e os direitos de todos nós, seja no campo político, social, econômico, nesse final de semana teve uma simbologia tão forte. Aquele centro de pesquisa, de estudo e de memória foi totalmente destruído”, ressalta lendo uma análise da blogueira cearense Beatrice Papillon intitulada ‘O Museu da destruição nacional (carta ao Iphan), publicada na revista GGN.

Na publicação, a blogueira destaca:

“Muitos povos fizeram memoriais das cinzas para contar suas tragédias. Assim os alemães construiram o memorial do holocausto. Em Nova York há um marco em memória das vítimas do World Trade Center. No mundo todo há museus que contam guerras, invasões bárbaras, escravidão, além de acervos arqueológicos que remontam os últimos dias de civilizações extintas, antes florescentes. Assim também ali, na Quinta da Boa Vista, onde até ontem estava exposto o mais importante acervo museológico do Brasil, se contará das cinzas o que está acontecendo no país hoje. Os visitantes passearão por cima de escombros conhecendo de que modo destruiu-se muitos dos nossos melhores projetos. Futuras civilizações saberão pelos cacos que sobrarem dos nossos dias, o que fizemos de nós, do Brasil”.

Para a deputada Ana Lula, é uma análise muito bem feita sobre a destruição do museu. “Mas eu quero registrar que durante 12 anos, o Partido dos Trabalhadores mudou e muito o cenário da cultura no país e que de 2000 a 2011, aumentou 980% em investimentos. Quero fazer esse registro porque tem equívocos até de companheiros da esquerda querendo culpabilizar o Partido dos Trabalhadores da tragédia que aconteceu com a destruição do museu. Em 2016, a previsão para o museu era de 415 mil reais e em 2018 está sendo aplicado só 54 mil. Daí se percebe a diferença substantiva nos investimentos públicos, na educação, na cultura, na ciência e na saúde”, enfatiza.

“O desmonte do estado brasileiro está a passos largos e aqui eu leio o que escreveu Beatrice Papillon porque ela faz todo um comparativo e uma análise da destruição do nosso museu, o quinto maior do mundo e o mais completo da nossa história e do nosso país”, completa exibindo fotos de peças expostas no Museu Nacional localizado na Quinta da Boa Vista.

Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Fotos: Jadilson Simões

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo