Destaques do Pequeno Expediente

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

Oito deputados fizeram pronunciamentos no Pequeno Expediente da sessão desta terça-feira, 26 na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Os discursos em sua maioria foram voltados para os professores e estudantes da rede estadual de ensino, que estavam nas galerias reivindicando melhorias para a categoria.

Iran Barbosa elenca direitos adquiridos

O deputado Iran Barbosa (PT), destacou a greve deflagrada pelo magistério estadual nesta terça-feira, por tempo indeterminado. “Essa greve está sendo deflagrada em função do tratamento que vem sendo dispensado pelo governo do Estado à nossa categoria. Não se trata apenas dos dois projetos de lei que estão tramitando aqui, mas de um conjunto de medidas que estão sendo tomadas e todas elas repercutem diretamente na vida dos professores e daqueles que usam a escola pública”, afirma.

Iran acrescentou que são medidas que têm buscado retirar direitos, dificultando o acesso à aposentadoria e direitos conquistados na década 70.

Maria Mendonça sugeriu a formação de uma comissão

“São direitos conquistados ao longo da nossa carreira, referenciados na década de 90 pelo estatuto do magistério e reforçados por esta Casa em 2001 com a aprovação do Plano de Carreira e alguns deles como é o caso da jornada de trabalho reconhecido nacionalmente em 2008 com a aprovação do Piso Salarial do Magistério. E a gora o governo ensaia a revogação de um direito conquistado lá atrás. São projetos que agridem a nossa categoria, porque o atual governador em tratativas com a direção desse sindicato, assegurou que não encaminharia para esta Casa qualquer medida que versasse tratar da educação sem um diálogo prévio do sindicato e está fazendo o contrário”, lamenta.

A deputada Maria Mendonça (PSDB) também se solidarizou com os professores, que segundo ela, conquistaram ao longo dos anos, um plano de carreira e um estatuto para a categoria.

“São formadores de profissões e nós não podemos nos omitirmos nos dois projetos que retiram direitos dessa categoria imprescindível para a sociedade. Precisamos formar uma comissão de parlamentares para mediar essa questão essa questão junto ao governo. Vamos buscar a igreja através de Dom João José, os representantes do sindicato, os parlamentares, visando a abertura de diálogo”, defende.

Dr Samuel: “Escolas em situação precária”

O deputado Samuel Carvalho (CIDADANIA), afirmou que ao visitar algumas escolas do estado para falar sobre a automutilação e o suicídio, percebeu a precariedade. “Seja nas condições físicas, seja nas quadras que têm os seus alambrados, impedindo os alunos de praticar esportes e aí recebemos  com tristeza, dois projetos de lei complementares que visam retirar direitos históricos de uma categoria que deve ser respeitada por todos nós, que são os nossos professores, a profissão das profissões”, enfatiza.

Rodrigo Valadares: “vou votar contra”

“É muita cara de pau do governador Belivaldo Chagas querer jogar nas costas dos professores, a conta do caos administrativo e financeiro criado por ele e pelo grupo que ele pertence, ao mesmo tempo que não abre mão das suas gordas aposentadorias. Votarei contra o projeto de lei que retira direitos dos professores”, avisa o deputado Rodrigo Valadares (PTB).

O deputado Georgeo Passos (CIDADANIA) registrou a alegria pela emancipação política de São Miguel do Aleixo e Nossa Senhora Aparecida.

Georgeo parabeniza Aleixo e Aparecida pela emancipação política

“Essas duas cidades estão completando hoje 56 anos e eu gostaria de registrar as felicitações a todos os moradores que fazem a história desses municípios. E quero também deixar claro que, a exemplo da deputada Kitty Lima, Rodrigo Valadares e Dr. Samuel, vamos votar contra os projetos que prejudicam os professores que tanto fazem pelo povo sergipano”, alerta acrescentando que acata a iniciativa da deputada Maria Mendonça de formam uma comissão para a abertura do diálogo e espera que os alunos não sejam prejudicados com a greve.

Dilson de Agripino faz alerta sobre a saúde do homem

O deputado Dilson de Agripino (CIDADANIA) tratou da importância do Movimento Novembro Azul. “Tivemos aqui uma audiência realizada pela deputada Maria Mendonça, quando médicos vieram tratar da saúde do homem e foi destacada a falta de tempo para se cuidar, a exemplo de motoristas que chegam das viagens e retornam para outras. Estamos no final do mês de novembro e eu venho alertar que nós homens precisamos ter mais cuidados com a nossa saúde, a exemplo do que fazem as mulheres”, afirma.

O líder do governo, deputado Zezinho Sobral (PODE) garantiu que todos os deputados estão atentos para apreciar os projetos.

Zezinho Sobral: ” Nosso objetivo é melhorar a educação”

“Os projetos ainda não foram pautados, mas em processo de avaliação e eu quero dizer que não se pode afrontar a Constituição retirando direitos adquiridos de ninguém, então esse assunto está superado. Vamos analisar e trazer o processo de discussão, pois o objetivo desta Casa e do governo, é melhorar a educação no estado de Sergipe”, enfatiza.

Fotos: Jadilson Simões