Deputados prestigiam posses de auxiliares do Executivo

Os deputados estaduais prestigiaram, na manhã dessa quinta-feira (26), durante solenidade no Palácio de Despachos, o anúncio e, em seguida, as posses dos novos auxiliares do governador Jackson Barreto (PMDB), que promoveu uma Reforma Administrativa na gestão. O presidente da Casa, deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), representou os demais colegas durante o anúncio, na mesa com as demais autoridades, dentre elas o vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB), os deputados federais Laércio Oliveira (SDD) e Fábio Mitidieri (PSD), além do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB).

Parlamentares prestigiaram a solenidade

O deputado Luciano Bispo parabenizou o governador ressaltando que a mudança era necessária. “Temos que reconhecer a ação do governo de oxigenar a máquina. Algumas mudanças eram necessárias e acho que ele escolheu o momento certo para mudar. Que os novos nomes venham para ajudar o governador tirar o Estado deste momento de dificuldade e superar esta crise”.

A também deputada Goretti Reis (PMDB) tem pensamento semelhante. Ela entende que “é importante que se mexa um pouco nas Pastas para buscar uma renovação e novos conhecimentos. Espero que elas se empenhem em fazer o melhor para o Estado”. Já Garibalde Mendonça (PMDB) entende que o governador escolhe as pessoas certas para o lugar certo. “Chegam novos partidos, novas pessoas, gente competente. Isso tudo ajuda ao Estado a sair da crise. Isso só vai garantir melhorias para o povo de Sergipe”.

Mudanças

O ex-senador Almeida Lima foi confirmado para assumir a Secretaria de Estado da Saúde no lugar de Conceição Mendonça. “Os serviços de saúde geram um grande desafio. Vamos chegar e procurar logo tomar conhecimento da complexidade do trabalho. Vamos tomar as decisões que visem melhorar e atender as demandas da sociedade. Quando senador, conseguimos R$ 6,5milhões par ao Hospital Cirurgia, para aquisição de acelerador linear e ressonância magnética. Queremos inaugurar esta unidade dentro de 60 dias”.

O ex-prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique assume a Secretaria de Estado de Turismo. “Vamos trabalhar com duas vertentes: a primeira é a captação de eventos, sejam religiosos, culturais e empresariais. Isso atrai turistas. A segunda vertente é o Prodetur, onde estão as obras importantes para o desenvolvimento do Estado”.

Já Zezinho Sobral vai comandará a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, substituindo Marta Leão. “O momento é de muitas dificuldades na economia. E tudo afeta a sociedade. Nossa secretaria tem a vertente de cuidar das pessoas, de assistir, de acolher e amparar. Vamos buscar parcerias com entidades, promovendo a inclusão das pessoas. Queremos fortalecer as parcerias com os municípios também”.

O ex-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josué dos Passos Sobrinho, é conduzido para a Secretaria de Estado da Fazenda, em substituição a Jeferson Passos. A Secretaria de Estado de Esporte terá Antônio Hora no comando. “Nós entendemos que o esporte também promove a transformação social. E nós vamos buscar a democratização das práticas esportivas e a atração dos jovens para atividades com a orientação de profissionais. Também vamos buscar fortalecer as entidades e federações”.

Por sua vez, Francisco Dantas deixa a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec) para assumir a Adema, em substituição a Almeida Lima, e a Sedetec ficará sob o comando doempresário José Augusto Pereira, que chega através de uma indicação do deputado Laércio Oliveira.

Participaram da solenidade no Palácio dos Despachos, os deputados Luciano Bispo, Garibaldi Mendonça, Goretti Reis, Robson Viana, Gustinho Ribeiro, Jairo de Glória, Moritos Matos, Silvia Fontes e Zezinho Guimarães.

Por Agência de Notícias Alese

Fotos: Jorge Henrique/ASN