Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese
O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Jeferson Andrade (PSD), o líder do Governo na Alese, deputado Christiano Cavalcante (UNIÃO BRASIL), o 1º secretário da Mesa Diretora, deputado Luciano Bispo (PSD) e o deputado Luizão Dona Trampi (UNIÃO BRASIL), participaram no início da noite desta segunda-feira, 6, da posse da nova diretoria da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) – biênio 2023/2024.
A solenidade aconteceu no auditório da sede da entidade, no bairro Coroa do Meio em Aracaju, tendo como presidente da FAMES, o prefeito de Areia Branca, Alan Andrelino; como vice-presidente, a prefeita de Capela, Silvany Mamlak Cavalcante; como 1º secretário, o prefeito de Santa Rosa de Lima, Luiz Roberto Azevedo (Júnior Macarrão); como 2º secretário, o prefeito de Campo do Brito, Marcell Moade; e como tesoureiro, o prefeito de Poço Verde, Iggor Oliveira.
O Conselho fiscal é composto por Adinaldo do Nascimento, prefeito de Indiaroba; Rogério Sobral, prefeito de Ribeirópolis; Marinez Silva, prefeita de Monte Alegre de Sergipe; Flávio Dias, prefeito de Telha; Jeane de Jesus, prefeita de Nossa Senhora Aparecida; e Anderson Menezes, prefeito de Frei Paulo.
Municipalismo
O presidente da Alese, Jeferson Andrade falou sobre a importância de apoiar os municípios sergipanos. “Sou municipalista, criado no município de Nossa Senhora de Lourdes e já tive um prefeito presidente da FAMES, o meu primo Fábio Andrade. A FAMES tem um papel importantíssimo nessa relação de levar as demandas dos municípios até Brasília e conseguir projetos muito importantes. Esse é um trabalho que vem sendo muito bem feito desde a época de Fábio, continuou com Christiano Cavalcante e agora Alan vem dando continuidade”, ressalta.
O 1º secretário da Mesa Diretora da Alese, deputado Luciano Bispo também ressaltou o municipalismo. “Eu sou municipalista; fui prefeito quatro vezes e o prefeito de Areia Branca, Alan Andrelino é um grande aliado nosso e sempre nos ajuda na eleição. Vim aqui prestigiá-lo e a todos os prefeitos de Sergipe que são a sustentação da base de governo. Esse é um momento de harmonia entre o Estado e os municípios”, entende.
O ex-presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe e líder do Governo na Alese, Christiano Cavalcante destacou a consolidação de tudo que foi construído.
“O momento é de muita alegria, mas também de muita responsabilidade. Nossa bandeira sempre foi o municipalismo e agora na Alese, terei a oportunidade de representar os municípios naquela Casa, levar todas as demandas e discutir com os prefeitos os problemas que afligem os 75 municípios. Desejo boa sorte ao presidente Alan, à vice-presidente Silvany e a toda a diretoria, para que juntos possam dar continuidade a esse trabalho de fortalecimento do municipalismo sergipano”, observa.
O deputado Luizão Dona Trampi ressaltou a amizade que tem como o prefeito de Areia Branca.
“Vim dar apoio ao meu amigo Alan, que será empossado como o presidente da FAMES e pra mim é uma honra, um prazer, estar aqui hoje como deputado, conhecendo prefeitos que não tinha contato, além da aproximação das pessoas e aqui é um lugar para que eu tenha um pouco mais de conhecimento sobre os municípios sergipanos e poder dar uma atenção especial a cada município”, afirma.
Parceria
O governador Fábio Mitidieri enfatizou a parceria entre o Governo do Estado e os municípios sergipanos. “Eu como governador municipalista, fiz questão de estar aqui na posse do meu amigo Alan e pode ter certeza que o Governo do Estado e os municípios sergipanos serão sempre parceiros para gerar desenvolvimento para o nosso povo”, diz.
O vice-governador e secretário da Educação, Zezinho Sobral também participou da solenidade.
“É preciso socializar os processos educativos, levando o conhecimento de todas as pessoas nas diversas esferas, com formação acadêmica e formação social, valorizando a escola pública que é voltada para a capacitação e qualificação, nivelando o conhecimento e fazendo o diferencial da administração pública e a FAMES tem uma proposta nessa direção, unificando o padrão e as bandeiras a serem defendidas pelos municípios”, entende.
Para o novo presidente da FAMES (que assumiu o cargo em abril de 2022, quando o então presidente Christiano Cavalcante renunciou para disputar as eleições), continuará dando total apoio aos municípios sergipanos.
“Estaremos apoiando em várias pautas a exemplo da Educação, Saúde, Finanças, que é o que move as prefeituras pois tudo depende do financeiro e a FAMES está aberta a todas as prefeituras. Temos mais de 60 associados numa estrutura que atende a todos como a gente pode. Fui eleito por unanimidade e estou muito feliz em estar representando os municípios. Temos uma equipe técnica muito esforçada e que pode contribuir muito com os municípios de Sergipe”, informa Alan Andrelino.
A vice-presidente da Federação dos Municípios, Silvany Mamlak Cavalcante, disse que a responsabilidade social da entidade, está presente no estado.
“Esse papel de manter diálogo com os municípios está sendo tratado desde quando nosso deputado Christiano Cavalcante assumiu a FAMES. Eu já faço parte da Confederação Nacional dos Municípios, em Brasília, como membro titular do Conselho Fiscal e hoje estou assumindo essa missão como vice-presidente da Federação dos Municípios de Sergipe. A gente sabe que está nessa pós-pandemia e que tem que estar junto com o Governo do Estado e o Governo Federal, para podermos ajudar aos municípios sergipanos”, enfatiza.
Fotos: Joel Luiz