O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), deputado Jeferson Andrade (PSD), acompanhado dos demais parlamentares, prestigiaram na manhã desta sexta-feira (14) a cerimônia de posse da nova vice-presidente e corregedora regional do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade. O evento ocorreu no plenário Fernando Ribeiro Franco, em Aracaju.
O presidente do Poder Legislativo reconheceu a importância de uma mulher como vice-presidente do Poder Judiciário. “Fico muito satisfeito em ver uma mulher ocupando um cargo tão importante, pela sua competência e por quem ela é, será mais uma Desembargadora competente no cargo”, destacou Jeferson Andrade.
A deputada Áurea Ribeiro (Republicanos), enalteceu a posse da vice-presidente e corregedora regional do TRE/SE. “É muito importante ver uma mulher assumindo não somente a vice-presidência mas também fazendo parte da corregedoria, isso nos fortalece como mulher e só temos a agradecer ao avanço dos Poderes”, destacou.
A Desembargadora Iolanda Guimarães que também esteve presente, destacou o quão competente a vice-presidente Ana Bernadete é: ” Além de ser competente, ela é uma pessoa que tem muito preparo para o cargo, além do preparo intelectual tem também o preparo emocional, ela vai cumprir muito bem o papel por ser mulher e por ter extrema competência que ela exerce em todas funções atribuídas a ela”.
Currículo
A desembargadora Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1991. A magistrada tomou posse como juíza substituta em 5 de abril de 1994, com primeira designação para a Comarca de Cristinápolis. Atuou também na Comarca de Riachuelo, na 1ª Vara Privativa de Assistência Judiciária da Comarca de São Cristóvão, na 5ª Vara Privativa de Assistência Judiciária/26ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, e esteve como membro da Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Aracaju. Foi juíza auxiliar da corregedoria do TJ no biênio 2015-2017 e auxiliar da presidência no biênio 2019/2021 por inúmeras oportunidades, convocada para substituir desembargadores do Tribunal de Justiça e promovida para o cargo de desembargadora, pelo critério de merecimento, sendo empossada no dia 14/03/2022.
“Fico extremamente emocionada, é um grande desafio e responsabilidade participar de um colegiado como esse. Começamos os trabalhos este ano e em 2026 estaremos juntos e engajados na eleição para que haja a segurança de uma eleição tranquila, que é a grande preocupação da Justiça Eleitoral”, relatou a nova corregedora.
A Desembargadora, além de participar da posse, recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral, que é um reconhecimento concedido pela Justiça Eleitoral a quem prestou relevantes serviços ao processo democrático. Para uma desembargadora, essa honraria indica atuação destacada na área eleitoral, conduta exemplar e contribuição para o fortalecimento do sistema eleitoral e da democracia.
Presenças
Também esteve presente o deputado Jorginho Araújo (PSD), o advogado Cristiano Cabral, entre outras autoridades.
Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese