logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputados participam do lançamento do Programa ‘Sergipe Sem Fome’

O presidente Jeferson Andrade (PSD) e deputados da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) participaram do lançamento do Programa ‘Sergipe Sem Fome’ do Governo do Estado de Sergipe na manhã desta segunda-feira (25), no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju. O Programa ‘Sergipe Sem Fome’, passa a ser a principal política de segurança alimentar do Estado, a iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e integra ações já consolidadas, como o Prato do Povo, CMAIS, Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PEAA), Mão Amiga, Restaurante Popular e as Feiras da Agricultura Familiar, além de campanhas de arrecadação de alimentos.

Durante o evento, foi realizada a apresentação oficial do Programa, a assinatura simbólica do Pacto pela Segurança Alimentar com prefeitos e prefeitas de Sergipe e uma Feira da Agricultura Familiar no hall externo do teatro, reunindo produtores locais.

O presidente da Alese, Jeferson Andrade, declarou que essas iniciativas como a exemplo do Programa ‘Sergipe Sem Fome’ demonstram que as políticas públicas fazem a diferença na vida dos sergipanos. “Eu parabenizo o governador Fábio Mitidieri (PSD) e a primeira-dama Érica Mitidieri pelo trabalho e pelo comprometimento com a segurança alimentar e a dignidade da população sergipana”, declarou.

O governador Fábio Mitidieri destacou a importância da união de esforços no combate à fome. “O Pacto Sergipe Sem Fome é a junção de todas as leis, ações e programas do Governo no enfrentamento à insegurança alimentar. Sergipe, que já foi reconhecido nacionalmente como o estado que mais reduziu a extrema pobreza no país, agora une iniciativas como o Prato do Povo, o Restaurante Padre Pedro, o Cartão CMAIS e o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos, no qual vamos investir R$ 10 milhões. Quando concentramos tudo debaixo de uma legislação estadual, conseguimos potencializar os resultados. Ao mesmo tempo, trazemos prefeitos, gestores municipais e a própria sociedade civil para, de mãos dadas, mudar esse quadro e avançar ainda mais. Queremos garantir dignidade às famílias, que tenham o mínimo: um prato de comida para colocar na mesa. Esse esforço conjunto, presente nos 75 municípios sergipanos, é fundamental para que possamos ampliar a rede de proteção, estimular a agricultura familiar e reinserir recursos na economia local. Só com a colaboração dos municípios e da sociedade civil construiremos políticas públicas cada vez mais assertivas e eficazes”, afirmou.

A secretária da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), Érica Mitidieri, ressaltou o caráter integrador do programa. “O Sergipe Sem Fome é um guarda-chuva que reúne municípios, população e sociedade civil, todos participando de forma conjunta. Com ações estruturadas, eventos, doações e mobilização social, conseguimos alcançar mais pessoas e mudar a realidade da fome no estado. Já avançamos muito e hoje é um dia especial, pois lançamos também o nosso Programa Estadual de Aquisição de Alimentos, que amplia a parceria já existente com o Governo Federal. Com ele, vamos alcançar mais agricultores, entidades e famílias em situação de vulnerabilidade, reduzindo ainda mais a insegurança alimentar e, com fé em Deus, superando esse desafio em Sergipe”, afirmou.

Carivalda Ribeiro

A presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean/SE), Carivalda Ribeiro, ressaltou o papel da sociedade civil no fortalecimento das políticas públicas. “O Conselho é responsável pelo controle da segurança alimentar e todas as políticas públicas passam por ele para aprovação. O dia de hoje é muito importante porque mostra que a sociedade civil está à frente desse processo, garantindo o controle e a efetividade das ações. Os agricultores estão felizes por integrarem projetos que vêm contribuindo para erradicar a fome em Sergipe e no Brasil. Ainda temos desafios, pois a insegurança alimentar persiste em diferentes níveis, mas avançamos muito e o Governo de Sergipe tem abraçado essa causa como prioridade. Isso é fundamental, especialmente para povos e comunidades tradicionais, povos de terreiro, ciganos e grupos que historicamente sofrem com a vulnerabilidade alimentar. Hoje, graças ao trabalho conjunto entre Governo e Conselho, estamos traçando metas que favorecem essas populações e que nos aproximam do objetivo de erradicar a fome em nosso estado”, destacou.

O líder do Governo na Alese, deputado Cristiano Cavalcante (União), destacou a importância do lançamento do Programa durante solenidade no Teatro Tobias Barreto. “Hoje é uma manhã de muita celebração, nós estamos aqui colhendo os frutos daquilo que debatemos na nossa Casa. O ‘Sergipe Sem Fome’ é um grande programa que vem atender as pessoas em condição de vulnerabilidade e acolher aquelas que mais precisam do nosso Estado. Parabenizo a secretária Érica e toda a equipe da Seasic. O governador Fábio, com esse olhar voltado para quem mais precisa, demonstra o caráter do Governo de acolher essas pessoas. É uma manhã de alegria e satisfação, em que vemos que tudo o que aprovamos e debatemos na Assembleia se torna realidade, sai do papel e muda a qualidade de vida do povo sergipano”, afirmou.

A deputada Áurea Ribeiro (Republicanos) celebrou o lançamento do programa e destacou sua participação no processo legislativo. “Me sinto muito feliz porque fiz parte desse Projeto, que hoje se torna realidade graças aos votos dos deputados. Estamos diante do lançamento de um grandioso programa de combate à fome, que representa Sergipe avançando cada vez mais. Nosso Governo, com a primeira-dama à frente da secretaria, está devolvendo ao povo aquilo que mais precisa: o pão na mesa de cada ser humano. Isso é muito gratificante e é uma bandeira que sempre defendi, olhar para as pessoas mais carentes do nosso estado”, afirmou.

Danielle Garcia

A secretária de Estado de Políticas para as Mulheres de Sergipe, Danielle Garcia, destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelo Governo no combate à fome e à pobreza. “É um trabalho importante, como bem diz o slogan, um trabalho que transforma. É o Governo todo engajado em reduzir esses números que tanto nos incomodavam, como a insegurança alimentar, o mapa da fome e a pobreza. Hoje vemos que a Seasic desponta como a grande secretaria que vai cuidar das pessoas que mais precisam, das mais vulneráveis. Isso inclui as mulheres também, que somos mais da metade da população. Estou muito feliz de estar aqui comemorando números que avançam, mas mais do que isso, celebrando a criação de uma política que vai atuar de forma intensa contra a insegurança alimentar e, especialmente, contra a fome, que abala tantas famílias de Sergipe e do Brasil”.

Resultados já alcançados

De acordo com dados apresentados pelo Governo do Estado, Sergipe registrou avanços significativos no combate à fome e na garantia de acesso a refeições adequadas. Entre 2022 e 2023, a insegurança alimentar total caiu de 71,1% para 49,2%, enquanto a insegurança alimentar grave recuou de 30% para 5,5%.

Outros resultados também foram destacados:

  • Mais de 1,4 milhão de refeições gratuitas distribuídas pelo Prato do Povo em 21 municípios;
  • Mais de 1,2 milhão de refeições servidas no Restaurante Padre Pedro entre 2023 e 2024;
  • Mais de 2 mil toneladas de alimentos adquiridos e doados pelo PEAA entre 2023 e 2025;
  • Feiras itinerantes da agricultura familiar e campanhas de arrecadação em todo o estado.

Novas metas

Com a ampliação e descentralização das ações, a meta do Sergipe Sem Fome para 2025 é servir 1,6 milhão refeições gratuitas em todo o estado. Segundo o Governo, todos os municípios envolvidos estão integrados ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), o que fortalece a pactuação e a efetividade das políticas em nível local.

O Programa, segundo a gestão estadual, se consolida como um marco na luta contra a fome em Sergipe, unindo esforços do poder público, da agricultura familiar e da sociedade civil.

Fotos: Jadilson Simões| Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

plugins premium WordPress Acessar o conteúdo