Deputados participam de ações para fortalecimento da agricultura no Alto Sertão

Por Júnior Matos – Agência de Notícias Alese

Nesta segunda-feira (4) os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) participaram de uma série de iniciativas para o fortalecimento da agricultura em Sergipe. A ação é do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri ), da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse).

Ato em Canindé do São Francisco

O primeiro ato foi a entrega oficial do novo escritório da Emdagro no município de Canindé do São Francisco. Em seguida, houve a entrega do documento do Garantia-Safra para 233 agricultores das colônias estaduais que aderiram ao programa. Para o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD) este é um momento de felicidade para os agricultores do alto sertão sergipano.

“Não tem como não se emocionar com a entrega de mais de mil títulos de terra, material de irrigação e sede nova da Emdagro garantindo mais dignidade aos produtores rurais e anunciando investimentos na região para melhorar a vida dos sertanejos e das pessoas que trabalham com o agro”, destacou o governador.

Participação da Alese

O presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD) ressaltou a participação do Poder Legislativo para garantir o fortalecimento da agropecuária na região e melhoria de vida aos sertanejos.

“Sinto um prazer enorme ter o governador aqui em nossa região. O governador vem entregando algumas sedes da Emdagro, investindo em material agrícola e trazendo informações importantes como a licitação de uma rodovia. Estas ações promovem o crescimento da região”, entende.

Deputado Jeferson Andrade

De mãos deste documento, os agricultores familiares podem acessar recursos referentes à perda de safra além da entrega de títulos de terra nas colônias implantadas pelo Estado.

Também foram entregues 189 projetos produtivos elaborados gratuitamente pela Emdagro para assentados das colônias estaduais. Os projetos permitirão acessar recursos federais junto aos agentes financiadores, além de equipamentos para projetos de irrigação atendendo 33 famílias no Assentamento Valmir Mota.

Para o agricultor José Carlos Gomes, este é um momento de alegria. “Antes, eu trabalhava com a terra sem os devidos documentos. Agora, eu estou com tudo devidamente registrado. O que fortalece o meu trabalho”, comemora.

Nas solenidades, o parlamentar Marcelo Sobral (União Brasil) parabenizou os deputados pela participação na ação. “É muito importante conhecer ainda mais a rotina diária no sertão do estado, que passa por um momento difícil nesta época do ano, com a chegada do verão. E uma boa notícia trazida pelo governador e deputados é a ordem de serviço para adutora do leite, o que vai fortalecer a pecuária e o comércio local e de todo estado, já que a região tem uma produção muito grande”.

Deputado Marcelo Sobral

Para o deputado estadual Manuel Marcos (PSD) este é um momento importante para o desenvolvimento do estado. “Todo governador que pensa em ampliar o volume de água, leva ainda mais vida para as pessoas. Com a chegada do verão, o povo do sertão sofre, ainda mais, e com este aumento da rede de água será possível ajudar os produtores locais”, afirma.

A deputada Maisa Mitidieri (PSD)falou sobre a participação da Alese em ações que fortalecem a produção agrícola no alto sertão do estado. “ A Alese sempre presente em ações que proporciona benefícios para sociedade, e principalmente, para o povo do sertão que tanto precisa, são ações que fortalecem a bacia de Sergipe”.

Porto da Folha

Em Porto da Folha, O Governo do Estado entregou oficialmente o Escritório Local da Emdagro totalmente reformado. O objetivo foi criar melhores condições de trabalho para os servidores públicos e também para um atendimento de melhor qualidade para os agricultores familiares e criadores da região. Em 2023, foram atendidos até novembro 790 agricultores de Porto da Folha.

Deputado Manuel Marcos

Aconteceu ainda a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço para construção da Unidade de Abastecimento de Água com Dessalinizador para a localidade Bela Aurora, em Porto da Folha. O sistema de abastecimento vai beneficiar 40 famílias.

Poço Redondo

Já em Poço Redondo, foi assinada a autorização do processo licitatório para estudos e elaboração de projetos de sistema de adução de água do Rio São Francisco por meio da Adutora do Leite, no Alto Sertão Sergipano.

Além disso, ocorreu a assinatura do Termo de cessão de uma área de 70 metros de comprimento e 30 metros de largura, do terreno onde está localizado o Escritório da Emdagro de Poço Redondo para a Câmara de Vereadores.

Deputada Maisa Mitidieri

E a entrega de mais 15 Títulos de Terra para agricultores assentados nas colônias estaduais do município de Poço Redondo.

Fotos: Jadilson Simões/ Agência Alese