Deputados participam da distribuição de sementes em Ilha das Flores

Por Aldaci de Souza – Agências de Notícias

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), deputado Jeferson Andrade (PSD), acompanhado do líder do Governo na Alese, deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil), participou na manhã desta segunda-feira (31), no povoado Serrão, município de Ilha das Flores, da entrega de 120 toneladas de sementes de arroz com a finalidade de beneficiar 1100 pequenos rizicultores.

As sementes foram entregues pelo Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (SEAGRI), e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (EMDAGRO). O produto alimentício foi adquirido por recursos próprios, orçado no valor de 900 mil reais.

O presidente Jeferson Andrade (PSD), destacou a importância do projeto ‘Sementes do Futuro’.

“Quando eu estive como governador em exercício, entregamos as sementes de milho, e hoje estamos aqui entregando as sementes de arroz que beneficiam os municípios de Propriá, Ilha das Flores, Pacatuba e Brejo Grande. São 120 toneladas de arroz (selecionadas e certificadas) para beneficiar 1.100 famílias de rizicultores. Sabemos que é preciso agir no Baixo São Francisco, e o governador Fábio Mitidieri vem mais uma vez com ações pra trazer benefícios aos pequenos produtores da região”, enfatizou.

Líder do Governo, Cristiano Cavalcante entregando as sementes

O líder do Governo na Alese, deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil), lembrou ser a terceira vez que o governador vai à Ilha das Flores, num período de seis meses.

“E isso não é porque sou da região, mas porque Fábio Mitidieri acredita no Baixo São Francisco e está investindo em infraestrutura e na agricultura. Sem dúvida alguma, esses quatro anos serão promissores e a gente vai virar a página tirando a imagem que a região é esquecida e a mais pobre. O governador está aqui hoje distribuindo essas sementes, aumentando a quantidade; a gente não consegue fazer toda essa engrenagem rodar se a gente não tiver cada um no seu lugar, seja estadual, federal e o governador para que as políticas públicas cheguem aos municípios”, ressaltou.

Durante o evento, o secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, falou sobre a antecipação da entrega das sementes.

Governador Fábio Mitidieri durante o discurso

“O Governo do Estado está investindo 900 mil reais beneficiando 1.100 famílias em todos os perímetros irrigados desde Propriá, Cedro de São João, Neópolis, Ilha das Flores, Brejo Grande e Pacatuba. Hoje estamos cumprindo mais essa etapa. Conseguimos antecipar mais ainda; ano passado entregamos em setembro, e, esse ano, em julho. O governador já determinou que façamos a licitação em dezembro para que possamos entregar com mais brevidade ainda (em abril e maio) para que as políticas públicas sejam voltadas para a agricultura familiar”, revelou  Zeca da Silva, o qual agradeceu publicamente o apoio concedido pelo presidente Jeferson Andrade, em nome de todos que formam a 20ª Legislatura da Alese.

Parceria com a Alese

De acordo com o governador Fábio Mitidieri (PSD), a região do Baixo São Francisco é rica.

Mais de uma mil famílias serão beneficiadas

“Temos aqui a carcinicultura, a pesca, o arroz, o artesanato e nós temos o compromisso do governo em melhorar a vida do povo; é por isso que virei aqui, quantas vezes precisar. Em parceria com a Assembleia Legislativa, fazemos com que as políticas públicas possam avançar. Isso só é possível com a parceria que temos com a Assembleia Legislativa, que aprova as nossas Leis e programas como esse, de entrega de sementes, e a ‘Mão Amiga da Rizicultura’, que vai ser enviado aos deputados. Agradeço ao presidente Jeferson Andrade, ao líder do Governo, deputado Cristiano Cavalcante, e toda a nossa bancada”, obserou.

Grãos

O programa de distribuição de sementes constitui-se em uma política de Governos, como forma de apoiar a produção de grãos dos agricultores familiares sergipanos, principalmente aqueles em condições mais vulneráveis.  Em 2023, o Governo de Sergipe já distribuiu 115 toneladas de sementes de milho para 11.500
famílias de agricultores residentes em 31 municípios. Este conjunto de ações agregam um investimentos de R$ 1,5 milhão.

Cada produtor recebeu quatro sacos de 25 quilos

O Governo de Sergipe totaliza, nesse período de seis meses, investimentos da ordem de R$ 2,4 milhões na
compra de sementes de milho e arroz. Para a safra 2023/2024 que se inicia, dos 1.100 rizicultores beneficiados, 715 são do Perímetro Betume; 260 em Cotinguiba Pindoba; e 125 do Perímetro Propriá. Cada produtor recebe 100 quilos de sementes (quatro sacos de 25 kg).

Participaram da entrega, secretários de Estado e do Município, além da deputada federal Yandra Moura, pequenos produtores e a população.

Fotos: Jadilson Simões