Por Aldaci de Souza – Agências de Notícias
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), deputado Jeferson Andrade (PSD), acompanhado do líder do Governo na Alese, deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil), participou na manhã desta segunda-feira (31), no povoado Serrão, município de Ilha das Flores, da entrega de 120 toneladas de sementes de arroz com a finalidade de beneficiar 1100 pequenos rizicultores.
As sementes foram entregues pelo Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (SEAGRI), e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (EMDAGRO). O produto alimentício foi adquirido por recursos próprios, orçado no valor de 900 mil reais.
O presidente Jeferson Andrade (PSD), destacou a importância do projeto ‘Sementes do Futuro’.
“Quando eu estive como governador em exercício, entregamos as sementes de milho, e hoje estamos aqui entregando as sementes de arroz que beneficiam os municípios de Propriá, Ilha das Flores, Pacatuba e Brejo Grande. São 120 toneladas de arroz (selecionadas e certificadas) para beneficiar 1.100 famílias de rizicultores. Sabemos que é preciso agir no Baixo São Francisco, e o governador Fábio Mitidieri vem mais uma vez com ações pra trazer benefícios aos pequenos produtores da região”, enfatizou.
O líder do Governo na Alese, deputado Cristiano Cavalcante (União Brasil), lembrou ser a terceira vez que o governador vai à Ilha das Flores, num período de seis meses.
“E isso não é porque sou da região, mas porque Fábio Mitidieri acredita no Baixo São Francisco e está investindo em infraestrutura e na agricultura. Sem dúvida alguma, esses quatro anos serão promissores e a gente vai virar a página tirando a imagem que a região é esquecida e a mais pobre. O governador está aqui hoje distribuindo essas sementes, aumentando a quantidade; a gente não consegue fazer toda essa engrenagem rodar se a gente não tiver cada um no seu lugar, seja estadual, federal e o governador para que as políticas públicas cheguem aos municípios”, ressaltou.
Durante o evento, o secretário de Estado da Agricultura, Zeca da Silva, falou sobre a antecipação da entrega das sementes.
“O Governo do Estado está investindo 900 mil reais beneficiando 1.100 famílias em todos os perímetros irrigados desde Propriá, Cedro de São João, Neópolis, Ilha das Flores, Brejo Grande e Pacatuba. Hoje estamos cumprindo mais essa etapa. Conseguimos antecipar mais ainda; ano passado entregamos em setembro, e, esse ano, em julho. O governador já determinou que façamos a licitação em dezembro para que possamos entregar com mais brevidade ainda (em abril e maio) para que as políticas públicas sejam voltadas para a agricultura familiar”, revelou Zeca da Silva, o qual agradeceu publicamente o apoio concedido pelo presidente Jeferson Andrade, em nome de todos que formam a 20ª Legislatura da Alese.
Parceria com a Alese
De acordo com o governador Fábio Mitidieri (PSD), a região do Baixo São Francisco é rica.
“Temos aqui a carcinicultura, a pesca, o arroz, o artesanato e nós temos o compromisso do governo em melhorar a vida do povo; é por isso que virei aqui, quantas vezes precisar. Em parceria com a Assembleia Legislativa, fazemos com que as políticas públicas possam avançar. Isso só é possível com a parceria que temos com a Assembleia Legislativa, que aprova as nossas Leis e programas como esse, de entrega de sementes, e a ‘Mão Amiga da Rizicultura’, que vai ser enviado aos deputados. Agradeço ao presidente Jeferson Andrade, ao líder do Governo, deputado Cristiano Cavalcante, e toda a nossa bancada”, obserou.
Grãos
O programa de distribuição de sementes constitui-se em uma política de Governos, como forma de apoiar a produção de grãos dos agricultores familiares sergipanos, principalmente aqueles em condições mais vulneráveis. Em 2023, o Governo de Sergipe já distribuiu 115 toneladas de sementes de milho para 11.500
famílias de agricultores residentes em 31 municípios. Este conjunto de ações agregam um investimentos de R$ 1,5 milhão.
O Governo de Sergipe totaliza, nesse período de seis meses, investimentos da ordem de R$ 2,4 milhões na
compra de sementes de milho e arroz. Para a safra 2023/2024 que se inicia, dos 1.100 rizicultores beneficiados, 715 são do Perímetro Betume; 260 em Cotinguiba Pindoba; e 125 do Perímetro Propriá. Cada produtor recebe 100 quilos de sementes (quatro sacos de 25 kg).
Participaram da entrega, secretários de Estado e do Município, além da deputada federal Yandra Moura, pequenos produtores e a população.
Fotos: Jadilson Simões