Deputados parabenizam Itabaiana pelos 133 anos

Por Aldaci de Souza

Itabaiana completa neste sábado, 28, 133 anos de história e desenvolvimento. Lugar de gente trabalhadora, que não mede esforços quando o assunto é empreender, atrair investidores, gerar emprego e renda, realizar sonhos.  Localizada na região central de Sergipe, é conhecida como Princesinha da Serra, Cidade Serrana, Terra dos Ceboleiros , ganhou em 2014 o título de Capital Nacional do Caminhão, quando a Lei nº 13.044 foi sancionada pela então presidente da República Dilma Roussef (PT), através de Projeto de Lei de autoria do senador Eduardo Amorim e também começa a ser lembrada como a Terra do Milagre de Santa Dulce dos Pobres.

Luciano Bispo: “Quero ver Itabaiana cada vez maior” (Fotos: Joel Luiz)

Na Assembleia Legislativa de Sergipe, são quatro deputados estaduais itabaianenses: o presidente Luciano Bispo (MDB), Maria Mendonça (PSDB), Talysson de Valmir (PL) e Gilmar Carvalho (PSC), que lutam diariamente, seja no plenário ou em qualquer lugar que chegam, para elevar cada vez mais o nome do município serrano. Sem esconder o amor à terra natal, os parlamentares destacam o desenvolvimento do município.

O presidente Luciano Bispo falou da alegria em ser itabaianense. “Eu nasci em Itabaiana e tenho muito orgulho da minha terra empreendedora e hospitaleira; aprendi desde cedo a importância do trabalho e Itabaiana só me deu alegrias. Costumo dizer que sou itabaianense da rede rasgada, ceboleiro autêntico. Itabaiana está de parabéns pelos 133 anos e eu torço para vê-la cada vez maior”, afirma.

Maria Mendonça: “Nosso município é diferenciado”

Para a deputada Maria Mendonça, é motivo de muito orgulho poder comemorar os 133 anos de existência de Itabaiana. “Nosso município é diferenciado pela força natural do seu povo, pela forma de vida como a sua gente se conduz; ostenta o título de Capital Nacional do Caminhão e hoje também é a Terra do Milagre porque o primeiro milagre de Santa Dulce dos Pobres se deu na Maternidade São José, em Itabaiana. Nós temos muito o que comemorar; um comércio pujante e seu povo se destaca por onde passa, deixando a sua marca em qualquer espaço e fazendo a diferença O município é motivo de muito orgulho para todos nós itabaianenses e todos estamos de parabéns”, ressalta Maria Mendonça.

O deputado estadual Talysson de Valmir afirmou que só tem a  agradecer a Deus por ter nascido em Itabaiana. “Itabaiana é uma terra abençoada, de homens e mulheres de bem, de um povo batalhador e empreendedor, de belezas naturais, muita religiosidade e uma rica cultura. Grato ainda por hoje ter a possibilidade de fazer mais por minha terra e por meus irmãos itabaianenses, por meio do nosso mandato parlamentar. Peço a Deus força e sabedoria para fazer ainda mais pelo desenvolvimento de Itabaiana”, enfatiza Talysson de Valmir.

Talysson de Valmir: “Itabaiana é uma terra abençoada”

“Fui o comunicador que anunciou em  praça pública, o primeiro centenário de minha terra. Oro muito para que Itabaiana ocupe espaços importantes na administração pública estadual”, complementa o deputado Gilmar Carvalho.

História

De acordo com informações registradas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a colonização e povoamento de Itabaiana tiveram início após a conquista do território sergipano por Cristóvão de Barros, em fins do século XVI efetivando-se a posse das terras (sesmarias) pelos colonos gradativamente, por cartas de doação, nos séculos XVI e XVII, e alvarás, no século XVIII. O primeiro aglomerado, formador do arraial de Santo Antônio, surgiu no século XVII, em uma região vizinha aos rios Lomba e Jacarecica. No arraial foi levantada a primeira igreja, que deu origem à Matriz de Santo Antônio e Almas de Itabaiana.

Gilmar: “Oro para que Itabaiana ocupe espaços importantes” (Foto: Jadilson Simões)

O crescimento do município está presente em todos os setores, possuindo uma das maiores e melhores feiras de Sergipe. O comércio de produtos em ouro, móveis, produtos agrícolas cultivados nos perímetros irrigados da Ribeira e Jacarecica; além da expansão imobiliária com a construção de vários condomínios e os pontos turísticos como balneários, shopping-center, Poço das Moças, Parque dos Falcões e Estátua da Irmã Dulce dos Pobres, além da culinária especial, vêm atraindo cada vez mais sergipanos e turistas ao município.

Foto: Divulgação itabaiana.se.gov.br