Deputados prestigiam reinauguração de setores do Hospital Cirurgia

Por Júnior Matos

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo (MDB) e os deputados estaduais Zezinho Sobral (Podemos), Gracinha Garcez (PSD) e Dr. Samuel Carvalho (Cidadania) participaram na manhã desta sexta-feira, 28, da solenidade de reinauguração de três setores do Hospital Cirurgia. A unidade hospitalar inaugurada no ano de 1926 em Aracaju, é responsável pelo acolhimento e tratamento de pacientes contribuindo diretamente para o bom funcionamento do Serviço Único de Saúde (SUS) no Estado de Sergipe.

Presidente Luciano Bispo destaca a importância histórica do Hospital de Cirurgia

O presidente Luciano Bispo, destacou a importância histórica na área da saúde do Hospital Cirurgia.

“O que foi inaugurado hoje aqui mudará a vida de muitas pessoas. Nós estamos presenciando um momento de esperança. Quando vemos essa  ampliação de serviços ficamos  esperançosos na melhoria da oferta do tratamento em Sergipe. O novo acelerador linear chega em excelente hora para os sergipanos. Tudo que vai melhorar a vida dos sergipanos nos enche de orgulho e satisfação ”, enfatizou o presidente da Alese.

O deputado Zezinho Sobral celebrou a chegada do novo acelerador linear no hospital. Para o parlamentar, a ampliação do serviço oportuniza a melhoria do gestão do SUS em Sergipe.

“Hoje é dia de celebração. Com a chegada do novo aparelho estamos tendo a certeza que conseguimos alcançar a solução técnica com a demanda oncológica compatível no estado de Sergipe”, falou o deputado.

Zezinho Sobral comemora a chegada do acelerador linear

A deputada Gracinha Garcez comentou a melhoria na assistência através da oferta de mais serviços no HC. “ É um momento para agradecer à Deus. É um privilégio receber tantos benefícios para os nossos sergipanos que estão precisando cada vez mais da saúde”, relatou a parlamentar.

O deputado Dr. Samuel ressaltou a importância da melhoria do setor oncológico do Hospital Cirurgia.

“A nova estrutura que está sendo entregue hoje à população mostra também a luta da Alese em propor melhorias na área da Saúde e no atendimento ao paciente oncológico”, reiterou.

Serviços

Entre os serviços que foram reinaugurados estão: a recepção histórica que leva o nome do fundador do hospital Dr. Augusto Leite simbolizando a missão dos cuidados ao paciente; e o serviço de radioterapia, que já está em funcionamento.

Gracinha Garcez agradece os benefícios para a população

“A partir do mês de fevereiro, o novo acelerador linear terá a capacidade de atender 80 pacientes por dia divididos nos turnos da manhã, tarde e noite”, explicou a interventora judicial do Hospital Cirurgia, Márcia Guimarães.

A restauração do prédio histórico de Hospital Cirurgia traz um maior acolhimento para os pacientes. “Aqui, eles são recebidos com dignidade e conforto, pontos muito importantes para o tratamento dos pacientes”, ressaltou o diretor técnico do HC, o médico Hilton Morais.

Outro serviço inaugurado durante a solenidade foi o de Ressonância Magnética. O primeiro do Hospital de Cirurgia. “Com a chegada do novo equipamento será possível dinamizar ainda mais o diagnóstico do paciente e oportunizar melhorias na qualidade do atendimento, dando um maior suporte ao setor de internamento da unidade”, declarou Márcia Guimarães.

Assistência

Dr. Samuel ressalta melhorias no setor oncológico

Para a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, o fortalecimento da radioterapia simboliza o novo momento na Oncologia em Sergipe.  “A radioterapia se soma à rede estadual e melhora o acesso da assistência. Com a distribuição de forma otimizada dos pacientes é possível desafogar à Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe”, destacou a secretária.

“É um momento maravilhoso ver o Hospital de Cirurgia prestando grandes serviços para a sociedade e a tendência é melhorar cada vez mais. Estamos trabalhando em parceria com o Governo do Estado e o Hospital Cirurgia. O trabalho através do sistema de rede garante ainda mais qualidade no atendimento do Hospital João Alves Filho”, falou o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas.

Outras presenças

Hospital de Cirurgia funciona desde 1926

Prestigiaram o evento, a vereadora por Aracaju Sheyla Galba (Cidadania); o reitor da Universidade Tiradentes (UNIT), Jouberto Uchôa;  o empresário e ex-governador de Sergipe, Albano Franco; o representante do Ministério da Saúde, Thiago Rangel; a ex-deputada e atual conselheira do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE) Angélica Guimarães, a ex-vereadora por Aracaju, Míriam Ribeiro; além de representantes da Associação Amigos da Oncologia (Amo) e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SE) , médicos e funcionários do Hospital Cirurgia.

Fotos: Joel Luiz