logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputados estaduais destacam os 47 anos da TV Atalaia

17/5/2022

Por Shis Vitória/Alese

Na sessão plenária desta terça-feira, 17 de maio, os deputados estaduais utilizaram o pequeno expediente da Assembleia Legislativa para destacar a emissora TV Atalaia, afiliada da Record TV em Sergipe, que completa 47 anos de fundação no dia de hoje. O Sistema Atalaia de Comunicação tem desenvolvido, ao longo de sua trajetória, grandes coberturas que impactaram o contexto político, econômico e cultural do Estado.

Francisco Gualberto (PSD)

Em seu pronunciamento, o deputado estadual Francisco Gualberto ressaltou sobre o caráter tradicional que a emissora manteve ao longo dos anos. “Faço aqui um registro importante, já que a nossa querida TV Atalaia está completando 47 anos de fundação. Trata-se de um canal tradicional que muito contribuiu e continua colaborando para os aspectos da cidadania e defesa da democracia nesse Estado e no país. Por muito tempo fiz parte do movimento sindical e, em algumas ocasiões, seja como dirigente sindical ou presidente da CUT sempre tivemos na TV Atalaia um canal para fazer a defesa das teses que precisávamos realizar naquele momento em defesa da classe trabalhadora. É uma emissora que nunca mudou de rumo, obviamente, pela justificativa de ser propriedade do Dr Walter Franco que é sem dúvida nenhuma um democrata convicto e por isso se perpetua a postura da TV Atalaia ser essa que nós conhecemos. É um dia para dizer que estão todos de parabéns. Todos os dirigentes, servidores e o Estado de Sergipe por ter uma emissora que lida com cidadania, esporte, cultura e democracia”, comemorou.  

Luciano Pimentel (PP)

Na oportunidade, o deputado estadual Luciano Pimentel parabenizou a emissora. “Quero registrar minhas felicitações por ser esse grande instrumento de comunicação e democracia tão bem conduzida por Dr Walter Franco que faz um trabalho muito importante para que a notícia chegue a todos os cantos do Estado de Sergipe de forma bastante democrática. Nós não poderíamos deixar de registrar nesta data o trabalho excepcional feito pela emissora e parabenizar todos que integram o grupo TV Atalaia de Comunicação”, frisou.

Adailton Martins (PSD)

O parlamentar Adailton Martins também externou suas felicitações. “Quero parabenizar a TV Atalaia pelo trabalho que realiza em nome do Dr Walter Franco, Augusto Franco Neto e todos os funcionários da emissora, pois estão todos de parabéns pelos 47 anos”, disse.

Garibalde Mendonça (PDT)

“Assim como fizeram meus colegas gostaria de parabenizar também a TV Atalaia pelos seus 47 anos de existência, sendo uma televisão que presta um grande serviço em Sergipe em nome da pessoa do Dr Walter Franco, Augusto Neto e todo o seu corpo técnico. Então, fica aqui os nossos parabéns a essa grande emissora que cobre todo o Estado”, afirmou o deputado estadual Garibalde Mendonça.

Maria Mendonça (PDT)

“Ocupo à tribuna para falar também dos 47 anos da TV Atalaia e destaco a figura do meu amigo Dr Walter Franco que conduz esta empresa se colocando à serviço da sociedade de forma democrática. A emissora presta serviços relevantes para a sociedade sergipana, por isso parabenizo a todos os que fazem a TV Atalaia desejando que continuem nesta linha trabalhando em prol do desenvolvimento de Sergipe”, argumentou a parlamentar Maria Mendonça.

Gracinha Garcez (PSD)

“Quero parabenizar a TV Atalaia pelos seus 47 anos, ao Dr Walter Franco e toda a sua equipe no trabalho realizado em benefício dos sergipanos e a nível nacional. Parabéns e muitas bênçãos para todos”, comentou a deputada estadual Gracinha Garcez.

Zezinho Sobral (PDT)

“Hoje, 17 de maio, é uma data muito importante para o Estado de Sergipe. Há 47 anos, nascia a TV Atalaia, a TV de todos os sergipanos, graças ao olhar visionário do ex-governador Augusto Franco, que sempre foi à frente do seu tempo. Com uma história marcada pela credibilidade, vanguarda, inovação, e defesa da democracia e da nossa gente, a TV Atalaia, ao longo dos anos, acompanhou o desenvolvimento de Sergipe e caminhou lado a lado do povo sergipano, em todas as regiões. Através dela, a população, os movimentos sociais e sindicais, todos têm vez e voz. Sem dúvida, participa de grandes evoluções no cenário televisivo de Sergipe e do Nordeste, e priorizando sempre a liberdade de expressão! Atualmente, afiliada da Record TV e comandada pelo ex-deputado e empresário Walter Franco e pelo seu filho Augusto Franco Neto, a emissora investe em uma programação local diversificada, com programas de entretenimento, prestação de serviço, esporte e informação. Com um jornalismo forte, marcado pela credibilidade, pautado pela ética e compromissado com a verdade dos fatos. É um jornalismo atuante, presente nas ruas e nas comunidades, mostrando os anseios do povo. Um jornalismo que fiscaliza a gestão pública, sempre buscando o desenvolvimento de Sergipe e do seu povo. Eu mesmo já tive a oportunidade de várias vezes poder entrar nas casas dos sergipanos por meio da TV Atalaia, tanto no tempo de gestor público e, agora, como deputado. Nosso respeito é recíproco! Sempre fui tratado com muito carinho e faço questão de colaborar de alguma forma com o jornalismo, esclarecendo temas importantes e atendendo as demandas das equipes. Foi a TV Atalaia quem levantou a bandeira de maior mobilização popular da história brasileira que defendia o voto direto, nas tão conhecidas manifestações das “Diretas Já”. No decorrer dessas mais de quatro décadas, a TV Atalaia acompanha todos os acontecimentos políticos, priorizando a transparência, lisura e imparcialidade para que o cidadão forme sua opinião. Gostaria de parabenizar essa emissora que tem um papel tão importante para o nosso Estado, que está presente no coração dos sergipanos e é motivo de orgulho para todos nós. Parabéns, TV Atalaia, pelos 47 anos de existência! Abraço para Dr Walter Franco, Augusto Franco Neto, Grace, Eliane e os profissionais de todos os setores que diariamente fazem a TV Atalaia acontecer e ser uma referência no Nordeste!”, enalteceu o deputado Zezinho Sobral.

Kitty lima (CIDADANIA)

A última oradora do dia foi a deputada estadual Kitty Lima que em seu discurso pontuou a trajetória da emissora. “Eu não poderia deixar de falar também dos 47 anos da TV Atalaia. Uma TV que faz parte da minha vida. São 47 anos e ela vem construindo sua história de mãos dadas com o povo sergipano com qualidade, informação, liberdade de expressão, a emissora participa das grandes evoluções no cenário televisivo de Sergipe e do Nordeste. A TV dos sergipanos foi a primeira emissora a transmitir sua programação totalmente colorida e a migrar para o sinal digital Norte e Nordeste, aliás, uma das primeiras do país a fazer o uso da nova tecnologia para o jornalismo. A TV Atalaia tem muita história. Em sua trajetória, a emissora sempre se mostrou à frente do seu tempo, além de possuir uma programação rica em jornalismo, informação e entretenimento, a emissora é engajada em diversas questões sociais e como ativista da causa animal posso dizer que sempre foi uma grande parceira na divulgação e promoção das ações do universo da causa animal seja dentro ou fora deste parlamento e não só na causa animal como também, na divulgação dos projetos de lei, luta em favor dos servidores, ou seja, a TV esteve sempre aqui mostrando e sendo transparente com o público. Meus parabéns pelos 47 anos e o meu desejo é que a emissora que carrega a nossa sergipanidade no nome e história siga firme com seu compromisso enquanto veículo de comunicação ao levar entretenimento e informação ao nosso povo”, concluiu a parlamentar.

Breve histórico

Fundada pelo senador Augusto Franco, a TV Atalaia entrou no ar em 17 de maio de 1975 como afiliada da TV Tupi. O Canal 8 VHF de Aracaju começou projetando apenas barras de testes e, posteriormente, se consagrou como a primeira TV do Norte-Nordeste a transmitir sua programação totalmente colorida. Diante da extinção da Rede Tupi em 1980, a programação da Rede Bandeirantes passou a ser transmitida pela emissora sergipana, que foi a primeira em defesa pela ‘Diretas Já’. A afiliação ao SBT aconteceu seis anos depois.

Uma nova oportunidade surgiu no dia 28 de junho de 2006, quando representantes da TV Atalaia e Record TV firmaram contrato de afiliação, parceria que permanece até os dias de hoje. Com apenas três anos de casa, ela se consolidou novamente como a primeira emissora sergipana a iniciar transmissões digitais no Canal 35, sendo pioneira no cenário brasileiro como afiliada à Record TV. Outra importante conquista foi a implementação da tecnologia de alta definição (HDTV) em seus telejornais no dia 1° de março de 2010, chegando na frente mais uma vez.

O Sistema Atalaia de Comunicação é uma organização do empresário Walter Franco, com superintendência de Augusto Franco Neto, também composta pelas rádios Transamérica Aracaju, Nova Brasil FM Aracaju e o portal de notícias A8SE.

Fotos: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo