Deputados estaduais debatem medidas sociais e de segurança nas escolas

Milton Alves Júnior | Agência de Notícias Alese

Reunião geral no Auditório da Biblioteca Pública Epifânio Doria, em Aracaju.

Reunidas no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Doria, em Aracaju, as deputadas estaduais Carminha Paiva (Republicanos), Maísa Mitidieri (PSD), e Drª Lidiane Lucena (Republicanos), participaram na tarde desta quarta-feira (19) do encontro geral promovido pelo Governo do Estado, com foco nas discussões sobre a Lei nº 111/2023, que instituiu a implantação do Acolher – Programa de Acolhimento Psicossocial nas Escolas Estaduais de Sergipe. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), Jeferson Andrade (PSD), também compareceu ao encontro.

Menos de 48 horas após se reunirem em Brasília com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Fábio Mitidieri, e o vice-governador – e secretário de Estado da Educação -, José Macêdo Sobral, convidaram gestores de todos os 75 municípios sergipanos, representantes da Casa Legislativa, do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), Ministério Público Estadual (MPE), bem como do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), para discutir sobre a assistência social, psicológica e medidas de segurança destinadas às milhares de crianças e adolescentes matriculados em escolas das redes municipal e estadual; instituições particulares também foram recebidas.

Presidente Jeferson Andrade

Conforme destacado pelo deputado Jeferson Andrade, a Alese tem buscado impulsionar os debates sobretudo quanto ao grau de vulnerabilidade nos ambientes estudantis como uma das medida emergenciais capazes de proteger a vida dos estudantes, professores e demais profissionais inseridos nas dependências escolares. “Essa preocupação de todos os deputados é bem nítida, na realidade sempre foi; acontece que infelizmente esse medo se agravou depois que invasões criminosas aconteceram em nosso país. O governador Fábio e o vice, Zezinho, tiveram um encontro em Brasília com o presidente Lula e demais autoridades, sobretudo dos ministérios da Educação e da Defesa, e hoje já estamos todos juntos para que possamos impedir que ocorrências semelhantes porventura ocorram não apenas em Sergipe, mas no Brasil e no mundo”, declarou.

Aprovado por unanimidade no último dia 12 de abril, em sessão plenária na Alese, o programa Acolher tem como foco promover ações no âmbito das demandas psicossociais presentes no cotidiano escolar, visando contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes, fomentar, junto à escola, a construção de valores e soluções que colaborem positivamente com o bem-estar, o rendimento escolar e a integração com a sociedade. A propositura também nasceu para desenvolver iniciativas que promovam avanços das condições de trabalho dos profissionais de educação.

Preocupação

Governador Fábio Mitidieri durante diálogo com a imprensa

“Eu sou pai; minha filha está com medo; eu também estou. Sabíamos que era mais que necessário se reunir na esfera Federal com ministros, demais governadores, representantes dos prefeitos e sociedade civil. Era fundamental ouvir e discutir as ações emergenciais em Brasília, mas aqui em Sergipe também. As secretarias de Estado da Educação e Segurança Pública estão trabalhando em conjunto com a Polícia Federal para minimizar qualquer risco de ataque em nosso estado. Ficamos agradecidos com a presença dos deputados, membros do MPE, TCE, TJSE, prefeitos, secretários de educação, e sociedade civil. Apenas unindo forças conseguiremos atingir os nossos objetivos”, destacou o governador Fábio Mitidieri.

Paralelo às deputadas e ao chefe dos poder Executivo Estadual, compuseram o dispositivo: Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP); Zezinho Sobral, vice-governador e secretário de Estado da Educação; Iracy Ribeiro Mangueira Marques, Juíza Coordenadora da Infância e da Juventude, representando o Tribunal de Justiça; o Procurador de Justiça Paulo Lima de Santana, representando o MPE; João Augusto Bandeira de Mello, procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC); além de secretários de estado.

Fotos: Joel Luiz | Agência de Notícias Alese