Por Aldaci de Souza
O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo (MDB) e os deputados Luciano Pimentel (Sem Partido) e Zezinho Sobral (PODE) participaram nesta terça-feira, 31, da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação do Programa Seleções de Sergipe. Cerca de 1 mil atletas devem ser beneficiados e cada federação que aderir terá um aporte anual de 50 mil reais, totalizando um investimento de 200 mil reais para quatro modalidades de esportes coletivos: Voleibol, Basquetebol, Handebol e Futsal.
O Programa Seleções é uma iniciativa da Superintendência Especial de Esportes, criado pelo decreto nº 40.893/2021 do Governo de Sergipe, com a finalidade de subsidiar os custos de formação e treinamento dessas seleções sergipanas, proporcionando o intercâmbio esportivo entre atletas e técnicos, promovendo a melhoria da qualidade técnica das seleções sergipanas em competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais.
Segundo Luciano Bispo, trata-se de um importante incentivo por parte do Governo do Estado. “Isso porque muitas vezes, os atletas não têm recursos para viajar e competir representando as escolas, o estado de Sergipe. A gora com esse convênio junto às confederações, os estudantes terão pelo mínimo para ajudá-los nas competições”, entende.
O deputado Zezinho Sobral afirmou que a expectativa das federações em relação aos esportes mais difundidos era muito grande. “É uma perspectiva histórica da preparação de atletas sergipanos; a oportunidade de prepará-los para bem representar o nosso estado em competições nacionais, é necessária e importante. O aporte de recursos que está sendo feito hoje através do decreto de governo junto com a superintendência de esportes, vem para apoiar as competições coletivas de nosso estado no Brasil inteiro”, ressalta.
Desejo antigo
A superintendente Especial de Esportes, Mariana Dantas informou que o programa Seleções é um desejo antigo da comunidade esportiva.
“A gente está concretizando através de uma parceria entre o Governo do Estado e as federações esportivas, a promoção do desenvolvimento das nossas seleções de Voleibol, Basquetebol, Futsal e Handebol, desde a sua base até o alto rendimento. O governo vai repassar os recursos financeiros, além de todo apoio logístico para que as nossas seleções participem das principais competições no país e esses atletas precisam ter participado dos Jogos da Primavera (principal competição esportiva do nosso estado). Através de um único programa a gente vai estar desenvolvendo uma gama de atividades com a valorização do nosso aluno-atleta e as seleções serão do naipe masculino e feminino ativando uma política pública de equidade de gênero também dentro do esporte”, enfatiza.
Segundo o presidente da Federação Sergipana de Basquetebol, Kleber Quintela, a intenção é massificar o esporte. “O programa será muito importante para retomarmos os treinamentos das seleções sergipanas; esse projeto seleções, com certeza vai viralizar e a gente vai conseguir trazer mais jovens para o esporte”, afirma acrescentando que a base do esporte sergipano será fomentada ainda mais.
Para o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Paulo Wanderley Teixeira, o programa do Governo de Sergipe é um início importante. “Isso porque têm que se cuidar sempre da renovação da base; os atletas não surgem e caem de paraquedas numa olimpíada. Eles têm que vir em preparação. Esse é um projeto em direção a isso; um primeiro passo que considero muito relevante. Esse é o caminho para quem pensa no crescimento do esporte”, observa.
Investimentos
O governador Belivaldo Chagas disse que além da reforma do Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, estão sendo construídas quadras esportivas em várias escolas da rede estadual de ensino para que se tenha um espaço entre o esporte e a educação.
“Foi essa a nossa intenção com a fusão das duas secretarias e agora que estamos nos livrando da pandemia, vamos cuidar dos eventos e esse momento é importante porque conseguimos uma ajuda de 200 mil reais para essas quatro federações, para preparar os alunos que precisam sair do estado para treinar e competir”, ressalta.
O deputado Fábio Mitidieri destacou que toda política pública de incentivo e desenvolvimento e de incentivo aos atletas deve ser elogiada e exaltada. “Quando eu fui secretário de esporte de Aracaju, nós criamos o Programa Bolsa-Atleta, com a Mariana e Antônio Hora, que deu certo e hoje a gente vê o Vinícius como presidente da Federação Sergipana de Vôlei e a Duda, atleta olímpica, melhor do mundo, que começaram com a gente no Bolsa-Atleta. E hoje a gente vê o Governo do Estado com esse programa que vai dar segurança e garantir aos atletas que vão treinar e poder participar das competições”, comemora.
O evento aconteceu no auditório do Palácio dos Despachos com as presenças do governador Belivaldo Chagas, da vice-governadora Eliane Aquino, do secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), Josué dos Passos Subrinho, da superintendente Especial de Esportes, Mariana Dantas, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Paulo Wanderley, o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Antônio Hora Filho e o deputado federal Fábio Mitidieri.
Os presidentes das federações sergipanas Washington Luiz Gusmão (Handebol), Kleber Quintela Vieira Silva (Basquetebol), Josué dos Santos (Futsal) e Vinícius Santana (Voleibol) também participaram da solenidade, além de estudantes da rede pública estadual de ensino que competem nessas modalidades de esportes coletivos, a exemplo da aluna do Colégio Ofenísia Freire, Raissa Menezes (atleta de Futsal), que recebeu um broche do Comitê Olímpico Brasileiro.
Fotos: Joel Luiz