Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Deputados começaram votar projetos na manhã desta quarta-feira, 30, nas Comissões Temáticas e em seguida votarão no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe. Na pauta, alguns de autoria do Poder Executivo a exemplo do que institui o Sistema da Educação Básica de Sergipe (Saese) nas escolas das redes públicas estadual e municipais de ensino; o que transforma cargos de promotor de justiça e o que faz alterações na Constituição Estadual (no que se refere à diminuição do período do recesso parlamentar).
O líder da oposição, deputado Georgeo Passos (Cidadania) elogiou a atitude do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (MDB), em divulgar uma pré-pauta, contendo os projetos que deverão ser votados nesta quarta-feira.
“Ontem pela primeira vez na história da Assembleia, a pauta prévia, com a relação dos projetos que possivelmente serão votados no dia de hoje. Isso já é um avanço, uma revolução, algo importante para a Casa aonde a gente aproveita para parabenizar a Mesa Diretora”, destaca.
Sobre os projetos, Georgeo Passos afirmou que a exemplo de projetos voltados para a Educação e o Ministério Público. “Isso além da PEC do presidente Luciano Bispo, que vai diminuir o recesso parlamentar e nós votaremos a favor; tem matérias do Tribunal de Justiça, que não terão grandes discussões e são mais tranquilos e projetos de deputados, com votações mais rápidas; sem contar com o projeto de REFIS, tanto do IPVA quanto do ICMS, em que o Governo dá um prazo aos contribuintes que estão em atrasos, poderem pagar”, complementa.
Emenda
O líder do Governo, deputado Zezinho Sobral (PODE), disse esperar que haja tranquilidade na votação de hoje. “Esta Casa tem representar a democracia, discutindo os temas com todos e temos hoje projetos muito importantes a exemplo de uma emenda à Constituição Estadual, que muda a questão do nosso recesso, com uma redução significativa e uma equiparação entre o estado de Sergipe e os demais estados; uma ação importante”, enfatiza.
Zezinho Sobral ressaltou que são seis projetos do Estado, sendo dois de Educação e outros de diversos temas, a exemplo da reestruturação dos setores. “Entendo que será um dia extenso de trabalho, produtivo e eu confio que dará tudo certo, pois é pra isso que estamos aqui”, diz.
Foto: Jadilson Simões