Deputados destacam ampliação de colégio em Simão Dias

Por Aldaci de Souza

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo (MDB) e o deputado Zezinho Sobral (PODE) participaram nesta segunda-feira, 5, da reinauguração do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, no município de Simão Dias. O investimento por parte do Governo do Estado foi da ordem de R$ 1,5 milhão em melhorias para a reestruturação.

Presidente Luciano Bispo visitou as novas instalações ao lado de Belivaldo

“Quero parabenizar o governador Belivaldo Chagas e o secretário de Estado da Educação, Josué Passos Subrinho por essa grande obra do Centro de Excelência. As salas de aula todas climatizadas, um refeitório bem amplo e toda a estrutura preparada para atender os alunos, professores e funcionários”, destaca o presidente Luciano Bispo.

Zezinho Sobral lembra a tradição do Milton Dortas

O deputado Zezinho Sobral lembrou que o colégio Milton Dortas é tradicional em Simão Dias. “Aqui estudaram diversas personalidades políticas e históricas de Sergipe; o governador fez uma reforma uma ampliação construindo mais salas, um refeitório climatizado uma cozinha equipada com equipamentos adequados para atender à demanda. A obra é uma ação direta de fortalecimento da Educação nessa região pela distância de Aracaju, é importante que se tenha o ensino de segundo grau reforçado; com estrutura e pessoal capaz de atender a população dessa cidade tão especial para os sergipanos”, destaca.

Qualidade

Governador ressalta a importância da unidade escolar

O governador Belivaldo Chagas destacou a qualidade da escola. “Tudo o que a gente tem feito aqui é para valorizar o Colégio Dr. Milton Dortas, apesar do momento de dificuldade financeira em todo o país em virtude da pandemia. Mas esse é um momento de alegria, em que trazemos melhorias para essa escola, que inclusive terá um filme mostrando a realidade dos jovens que aqui estudam. E enquanto eu estiver no governo vou lutar pela melhoria da educação”, afirma.

Desempenho

Secretário Josué Subrinho observa o desempenho do colégio

O secretário de Educação Josué Modesto dos Passos Subrinho ressaltou que a reforma no Colégio Estadual Doutor Milton Dortas compreende a construção de seis novas salas de aula.

“Também tivemos reforma na estrutura elétrica e aquisição de aparelhos a exemplo de computadores, aparelhos de ar-condicionado, bebedouros e móveis, que deixaram o colégio com o padrão de qualidade com as exigências pedagógicas que um colégio de tempo integral tem. O desempenho do colégio é muito bom nas avaliações nacionais e eu tenho certeza que se consolidará como uma referência da educação pública sergipana”, acredita.

Direção

O diretor Sérgio Santos foi aluno do Colégio Dr. Milton Dortas

A unidade de ensino é dirigida pelo ex-aluno Sérgio de Jesus Santos que não escondeu a emoção em constatar as melhorias feitas. “Fui aluno desse colégio desde 2003, então ver se transformar em um Centro de Excelência é muito gratificante. Costumo dizer aos alunos que a escola é feita pelos alunos e para eles; então é um sonho pra gente ver a escola toda climatizada, professores gabaritados e toda uma estrutura que vai dar aos estudantes, uma qualidade melhor pois a educação transforma e é libertadora. Essa comunidade merece e eu agradeço muito ao governador e à diretora regional Daniela pois a Dr. Milton Dortas é reconhecida nacionalmente”, enfatiza.

Reestruturação

Autoridades em uma das salas de aula

A reestruturação compreendeu intervenções nas instalações elétricas, na casa de gás, construção de vestiários, de cozinha, de refeitório, depósito de merenda escolar perecíveis e não perecíveis e novos sanitários, infraestrutura de acessibilidade, requalificação do sistema hidrossanitário, combate a incêndio e construção de espaços para hortas escolares, além de ampliar a edificação em mais seis salas de aula e com a construção de um auditório.

Belivaldo e a presidente da Funcap, Conceição Vieira entregam instrumentos musicais

A tradicional unidade escolar é circunscrita à Diretoria Regional de Educação 2 e possui 828 alunos matriculados nas modalidades do  Ensino Médio Regular, Ensino Médio em Tempo Integral Experimental e Ensino Médio Inovador.

Na ocasião, o governador entregou instrumentos musicais no valor de cerca de 11 mil reais para a Lira Nossa Senhora Santana através de uma parceria com a Fundação Aperipê (Funcap)

Fotos: Joel Luiz