Deputados destacam ações do ‘Sergipe é Aqui’ em Santana do São Francisco

Os deputados Adailton Martins (PSD), Netinho Guimarães (PL) e a deputada Áurea Ribeiro (Republicanos), representaram a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) nesta quinta-feira (25), quando da realização 20ª edição do Programa Sergipe é Aqui, desenvolvido pelo governo estadual no município de Santana do São Francisco.

Deputado Adailton Martins

Para o deputado Adailton Martins, o projeto do governo estadual é muito importante para os municípios. “Esse projeto do governador Fábio  Mitidieri vem trazendo todos os serviços do governo para as comunidades. Estamos hoje nessa bela cidade às margens do rio São Francisco e eu vim aqui parabenizar o governador e o prefeito Ricardo Roriz, além de abraçar o povo da minha querida Santana do São Francisco”, ressalta.

Segundo o deputado Netinho Guimarães, vem acompanhando várias edições do Sergipe é Aqui. “Pra mim é um prazer ver o governador trazer as ações desse importante programa para o Baixo São Francisco e é fundamental que nós da Assembleia Legislativa estejamos acompanhando, já que trata-se de um governo itinerante com a participação das comunidades “, entende.

A deputada Áurea Ribeiro também elogiou a realização do programa. “É muito bom participar de mais uma edição do Sergipe é Aqui. Estou muito feliz porque são mais de 160 tipos de serviços ofertados através do Governo de Sergipe para o benefício de todos”, diz.

Deputado Netinho Guimarães

O prefeito de Santana do São Francico, Ricardo Roriz, destacou o olhar do governador para todo o estado. “Quero parabenizar o olhar do governador Fábio Mitidieri não apenas para os grandes municípios, mas pelos pequenos com dificuldades de trabalho. Hoje ele traz o Sergipe é aqui para que a população tenha o direito de resolver os seus problemas sem precisar se deslocar para as capitais sergipana e alagoana”, observa.

Serviços

Na 20ª edição, foram oferecidos serviços das secretarias e autarquias, a exemplo de atendimentos de saúde, emissão da segunda via de certidões de nascimento, casamento, óbito, carteira de identidade, acesso à tarifa social da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), castração de animais, serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), orientações jurídicas e atividades de lazer e cultura.

Deputada Áurea Ribeiro

A ação foi realizada no Centro Administrativo Raymundo Firpo Cruz e a novidade desta edição é a presença da carreta Qualifica Sergipe, com inscrições para os cursos de mecânico de manutenção de motocicletas, salgados de lanchonete e confeitaria artesanal, por meio de parceria intermediada pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/SE) e a Prefeitura de Santana do São Francisco.

O governador Fábio Mitidieri disse estar muito feliz com a realização de mais uma edição do Sergipe é Aqui. “Essa é a segunda edição de 2024. Agradeço ao prefeito Roriz porque o programa é uma parceria entre o estado e os municípios oferecendo mais de 160 serviços às comunidades. Somente no programa Opera Sergipe foram mais de 100 cirurgias agendadas hoje. Trouxemos uma novidade nesta edição, que é a carreta do ‘Qualifica Sergipe’ e vamos começar a fazer treinamentos com 160 horas de carga horária e 12 meses de duração, para quem quiser aprender a dar manutenção em moto”, comemora.

A diretora Técnica do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITPS), Lúcia Calumbi destacou o recebimento de um selo de qualidade.

Lúcia Calumbi, diretora-técnica do ITPS

“O ITPS já tem um nome com relação a análises voltadas para a agricultura do estado, a exemplo da análise do solo, que a gente tem um selo de qualidade (uma creditação do laboratório) e com relação à análise foliar, conseguimos o Nível A (de qualidade e ensaios). Recebemos um selo para a análise da folha que trata-se de um complemento para a análise de solo. Então o agrônomo pega esses dois resultados para fazer a recomendação de adubação adequada para uma determinada cultura”, explica.

Artesãos

O município de Santana do São Francisco  possui 7.346 habitantes; é o segundo produtor de banana do estado e o quarto de tomate. Mas a principal fonte de renda é o artesanato. Um dos artesãos mais conhecidos tanto em Sergipe, como em vários estados brasileiros é o Wilson de Carvalho, o Capilé. Com 53 anos de idade, aprendeu a arte com os primos, quando tinha apenas 14 anos de idade.

Governador Fábio Mitidieri e o prefeito Ricardo Roriz foram recepcionados por quadrilheiros

“As pessoas me procuram no meu ateliê aqui em Santana do São Francisco para encomendar as peças. Agora mesmo estou restaurando o presépio da fazenda do saudoso Reinaldo Moura, um admirador das minhas obras. No meu ateliê a democracia reina e eu faço de tudo porque trabalho por devoção e amor; e não por profissão.

Sobre o evento ele disse estar satisfeito não só porque podem mostrar a cultura do município.

Artesão Capilé

Mas porque a nossa comunidade não precisa ir para Aracaju tirar algum documento. É de suma importância receber o pessoal das secretarias aqui e nos demais municípios para resolver os seus problemas”, entende.

Seu Edilson dos Anjos, o Paturi se dedica mais à arte de peças utilitárias e decorativas.

“Faço vasos para plantas e tenho uma infinidade de peças para decorar. Pra nossa categoria é fundamental participar desse evento principalmente para o artesão oleiro como eu sou. Aprendi a arte com o meu pai e hoje vendo as peças para todo o Brasil. Estamos trabalhando agora para qualificar e selecionar os melhores trabalhos pra ver se a gente consegue exportar”, informa.

Artesão Paturi

A próxima edição do Sergipe é Aqui será no município de Muribeca em data a ser definida.

Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese