logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputados destacam a construção da Casa da Mulher Brasileira

Por Aldaci de Souza

O líder do Governo na Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Zezinho Sobral (PODE), as deputadas Goretti Reis (PSD) e Janier Mota (PL) e também o deputado Luciano Pimentel (Sem Partido) participaram na tarde da última segunda-feira, 18, da assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal para a construção da Casa da Mulher Brasileira, em Sergipe. A solenidade, presidida pelo governador Belivaldo Chagas, aconteceu no auditório do Palácio dos Despachos, contando com as presenças da vice-governadora Eliane Aquino, da senadora Maria do Carmo Nascimento Alves (DEM), do presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Edson Ulisses de Melo, da juíza coordenadora da Mulher, Rosa Geane Nascimento e representantes de outros órgãos.

Zezinho Sobral: “Concretização da Casa da Mulher Brasileira em Sergipe está próxima” (Foto: Joel Luiz)

De acordo com Zezinho Sobral, a concretização da Casa da Mulher Brasileira em Sergipe está bem próxima.

“Foi assinado ontem o contrato para a construção deste importante espaço especializado no acolhimento à mulheres vítimas de todos os tipos violência e seus filhos, além da defesa e promoção dos direitos humanos. Quando estive secretário da Inclusão Social, participei de perto da somação de esforços entre Estado, União, Município, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e tantos órgãos unidos para garantir a dignidade das nossas sergipanas. Agora, é gratificante ver que em breve, a Casa da Mulher será realidade e vai tornar possível a aplicação da Lei Maria da Penha em plenitude”, destaca.

Luciano Pimentel comemorou a assinatura (Foto: Joel Luiz)

De acordo com o deputado Luciano Pimentel, a Casa da Mulher Brasileira em Sergipe vai prestar um atendimento humanizado. 

“O espaço reunirá os serviços de acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia especializada, alojamento, entre outros benefícios. Fiquei muito feliz em acompanhar no Palácio dos Despachos, a solenidade em que o governador Belivaldo Chagas realizou a assinatura de contrato com a Caixa Econômica Federal para a construção da Casa da Mulher Brasileira em Sergipe para prestar um atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência domestica e familiar”, comemora.

Janier Mota disse ter testemunhado a realização de um sonho (Foto: Jadilson Simões)

A deputada Janier Mota disse ter testemunhado um sonho se tornando realidade em Sergipe, com a assinatura do contrato no Palácio dos Despachos.

“A Casa da Mulher Brasileira será um espaço de extrema importância, que atenderá mulheres vítimas da violência doméstica e familiar. Com investimento de cerca de 6,8 milhões de reais através de uma emenda de bancada da senadora Maria do Carmo e do Governo de Sergipe, a Casa que será construída em um terreno localizado no Centro Administrativo, terá a atuação de psicólogas, assistentes sociais, defensoras públicas e outros profissionais que integrarão no mesmo espaço, serviços de apoio psicossocial, delegacia, Juizado Especializado em Violência Doméstica e Familiar contra as mulheres, Ministério Público, Defensoria Pública, Brinquedoteca e Alojamento de Passagem”, informa.

Goretti Reis: “O momento é de comemoração”

Para a deputada Goretti Reis, o momento é de comemoração. “A assinatura do contrato entre o Governo de Sergipe e a Caixa Econômica Federal para a construção da Casa da Mulher Brasileira em nosso Estado é uma luta antiga. Um marco também para nós da Procuradoria da Mulher da Alese. É a conquista de um espaço especializado para o acolhimento das mulheres vítimas de todos os tipos de violência. Um local com estrutura que irá dispor de serviços e políticas de proteção à mulher, incluindo o Ministério Público, o Tribunal e Justiça, a Delegacia Especializada e apoio psicossocial. Quem ganha com a importante obra são as sergipanas vítimas da violência doméstica que infelizmente ainda assusta”, disse.

Abrigo e acolhimento

Desembargador Edson Ulisses ressaltou a importância do acolhimento

Segundo o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Edson Ulisses  de Melo, “a  Casa da Mulher, que teve a oportunidade de ter o seu contrato assinado, representa o adimplemento da Lei Maria da Penha. Sem essa Casa, jamais a Lei poderia chegar ao seu ápice, porque a mulher que é vítima de violência fica numa terrível encruzilhada sem condições de retornar ao seu lar e, somente com a Casa da Mulher, ela terá abrigo, acolhimento, escuta qualificada e empatia”.

“Agradecemos a todos os parlamentares porque, em 2019, tínhamos os recursos, mas a pandemia os levou. Fomos novamente em busca dos parlamentares, já em 2021, e a Senadora Maria do Carmo destinou todo o valor da emenda. Esta é uma etapa concreta de formalização do contrato de construção da Casa da Mulher e nós esperamos que todo o procedimento seja feito de uma forma célere para que essa Casa da Mulher chegue o mais rápido possível para as mulheres sergipanas”, acrescentou a juíza Rosa Geane.

O governador Belivaldo Chagas disse saber da necessidade de atender às mulheres e de dar continuidade ao que está previsto na lei Maria da Penha. “A gente participa, portanto, de um ato como esse de coração aberto e bastante feliz”, comemora.

Senadora Maria do Carmo: “Ato de extrema importância”

A senadora Maria do Carmo Alves destacou a relevância da Casa da Mulher Brasileira em Sergipe. “É uma ação de extrema importância, para dar assistência às mulheres violentadas”, enfatiza.

A vice-governadora, Eliane Aquilo lembrou que se trata de um sonho antigo. “Hoje, realmente, é um grande dia para gente fazer com que esse sonho de várias mulheres do estado de Sergipe se concretize. É uma luta de todos nós, uma luta para enfrentar a dor dessas mulheres e o machismo que ainda é tão estrutural em nosso país. E isso não é uma luta só dessas mulheres, é uma luta que precisa estar embutida em cada um de nós, porque não dá mais para, em pleno século XXI, aceitar que a violência e o feminicídio ainda sejam tão fortes”, entende.

A juiza Rosa Geane vem lutando pela Casa da Mulher Brasileira há muitos anos

O contrato foi assinado pelo governador Belivaldo Chagas, pela senadora Maria do Carmo Alves, pela secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social, Lucivanda Nunes Rodrigues, pelo superintendente da Caixa Econômica Federal em Sergipe, Ismael Boaventura Neto, o presidente do TJSE, Edson Ulisses e a Juíza Rosa Geane. Após a assinatura do contrato, a Caixa Econômica Federal seguirá com a apresentação dos projetos e com a licitação da obra para a construção da Casa da Mulher.

Fotos: Divulgação Governo de Sergipe

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo