logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputados comentam adiamento do ENEM 2020

Por Aldaci de Souza – Rede Alese

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020, já tem data definida e não será realizado em novembro deste ano como estava previsto (em virtude da pandemia do novo coronavírus), mas em janeiro e fevereiro de 2021.

Dr. Samuel defende prorrogação das provas para maio

A definição da nova data contou com a participação de estudantes através de uma enquete, mas muitos demonstraram insatisfação porque defendiam que as provas só acontecessem em maio.

Nesse sentido, os deputados Dr. Samuel Carvalho (CIDADANIA) e Adailton Martins (PSD), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Sergipe, se pronunciaram na manhã desta segunda-feira, 13, principalmente em defesa dos alunos da rede pública de ensino em todo o país.

Estudantes prejudicados

O deputado Dr. Samuel entende que o certo seria levar em consideração o resultado da enquete realizada pelo Ministério da Educação junto aos estudantes, em que quase 50% dos alunos defendem a realização das provas em maio de 2021.

Adailton Martins diz que alunos precisam de mais tempo para estudar

“O MEC anunciou que as provas do Enem acontecerão em janeiro e fevereiro de 2021. Fizeram uma enquete para que os alunos escolhessem, mas a data escolhida pelos poucos estudantes que conseguiram votar, não leva em conta. Infelizmente muitos alunos não têm Internet para estudar e muitas escolas não estão com planos de ensino em plataformas”, lamenta acrescentando que a luta continua.

“Concordo com a mudança da data das provas do Enem pelo MEC, porque no período da pandemia, os estudantes principalmente da escola pública, terão mais tempo de estudar. Nesse período de isolamento social, as aulas estão sendo on-line, mas muitos alunos não tem acesso à Internet, não tem computador em casa e nem mesmo dinheiro para botar crédito no celular, daí a importância de adiar a realização do Enem”, complementa Adailton Martins.

Enquete

O resultado da enquete sobre a nova data do Enem foi divulgado no início de julho. Um milhão, centro e treze mil e 350 votos foram computados. Desses, 553.033 (49,7%) optaram pelas provas em maio do próximo ano; 392.902 (35,3%) votaram pela prova em janeiro 2021 e 167.415 (15%) optaram pela prova em dezembro de 2020.

 A enquete ofereceu três opções de datas para as provas: Enem impresso, dias 6 e 13 de dezembro de 2020 e Enem Digital, dias 10 e 17 de janeiro de 2021; Enem impresso, dias 10 e 17 de janeiro de 2021 e Enem Digital, dias 24 e 31 de janeiro de 2021, além da Enem impresso, dias 2 e 9 de maio de 2021 e Enem Digital, nos dias 16 e 23 de maio de 2021.

Nova data

O secretário-executivo do Ministério da Educação, Antonio Paulo Vogel, informou que as provas impressas do Enem 2020 serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021, enquanto a versão digital está marcada para 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

A reaplicação do Enem será nos dias 24 e 25 de fevereiro, com resultados a partir de 29 de março.

FotoS: Divulgação Seed SE/Instagram dos deputados

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo