Por Assessoria Parlamentar
“É inegável a descrença da juventude na classe política. Isso acaba por afastá-la das discussões sobre o tema e, também, não a atrai para os espaços de poder e decisão”. A declaração é da deputada Maria Mendonça (PDT), autora da Indicação 361\2022, que versa sobre a criação de um Programa de Conscientização Política voltado para os jovens das escolas das redes pública e privada de Sergipe. A proposta foi aprovada hoje (1º), pelo Plenário da Assembleia Legislativa.
Maria citou que – para aproximar esse público – o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) precisou fazer campanhas massivas com foco na importância dos jovens retirarem os seus títulos para já votarem nas eleições de outubro próximo. “O nosso intuito é trazer essa importante parcela da sociedade para participar dos processos, não só como votante, mas também para ser votado. O primeiro caminho é se colocar como partícipe dos processos político-eleitorais”, argumentou a deputada.
Programa – As ações propostas pela Semana de Conscientização Política incluem palestras e minicursos, que abordarão desde a composição política do país, até as funções e atribuições dos políticos nas três esferas: federal, estadual e municipal, dos poderes Executivo e Legislativo. “A falta de reflexão sobre o movimento político enfraquece a luta por direitos fundamentais como a liberdade, educação, saúde, segurança e qualificação profissional”, finalizou Maria.
Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese