Deputado Zezinho Sobral participa do lançamento do projeto Ver a Vida

18/4/2022

Por Assessoria Parlamentar

Manter a saúde dos olhos em dia é essencial e o acompanhamento profissional é fundamental para proteger de doenças que podem causar problemas. O deputado estadual Zezinho Sobral (PDT) esteve na manhã desta segunda-feira, 18, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Celso Daniel, no bairro Santa Maria, para participar do lançamento do programa Ver a Vida, da Prefeitura de Aracaju. A ação tem como foco zerar a fila de espera dos usuários da rede básica de saúde que aguardam por uma consulta oftalmológica.

O programa disponibiliza carretas com consultórios itinerantes e dará acesso a cerca de seis mil pessoas a consultas, exames e procedimentos cirúrgicos. De acordo com a Prefeitura de Aracaju, a ação terá duração de oito meses e todas as 45 Unidades Básicas de Saúde serão beneficiadas. Para ser atendido, o usuário deverá procurar a sua UBS de referência para atualização dos dados e solicitação do encaminhamento, que deverá ser apresentado no dia da consulta. Portar o cartão do SUS e o RG é muito importante.

“A Prefeitura de Aracaju está de parabéns em realizar mais uma importante ação voltada para o fortalecimento da saúde pública e garantir a assistência ao cidadão. O projeto Ver a Vida é especial porque vai desde a uma simples consulta até uma cirurgia de catarata ou outra patologia ocular. Parabenizo o prefeito Edvaldo Nogueira, a secretária Waneska Barbosa e todos os profissionais do SUS por esta ação positiva e que dá resolutividade a uma demanda tão importante”, comemorou Zezinho Sobral.

Os consultórios itinerantes obedecerão um calendário e funcionarão de forma rotativa em veículos contratados pela Secretaria Municipal da Saúde, que coordena a ação. Na UBS Celso Daniel, os atendimentos acontecerão até o dia 20 de abril, das 7h às 15h, beneficiando usuários assistidos pelas UBSs Oswaldo Leite, Elizabeth Pita e Roberto Paixão. Já a partir do dia 25, a carreta estará no bairro Santos Dumont beneficiando as unidades de saúde José Machado, Renato Mazze Luca, João Oliveira, Francisco Fonseca e José Quintiliano. No estacionamento do Aracaju Parque Shopping, no bairro Industrial, estará uma carreta fixa pelos próximos meses, destinada à realização de procedimentos cirúrgicos.

“Passado o momento mais crítico da pandemia, retomamos os atendimentos das especialidades que ficaram represadas nos últimos anos e, entre elas, estava o tratamento oftalmológico, cuja fila está muito grande. Atualmente, são seis mil pessoas aguardando por consultas ou procedimentos e avançaremos no atendimento. Então, tivemos a ideia de contratar duas carretas e um caminhão volante para realizar o atendimento nas unidades de saúde e no estacionamento do Aracaju Parque Shopping. Nossa meta é zerar essa fila em oito meses, garantindo esse atendimento tão importante à população”, afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira.

*Com informações da Prefeitura de Aracaju

Foto: Assessoria