Deputado Paulo Júnior participa de debate sobre concessão de SAAE de Estância e cobra na Alese

O  deputado estadual pelo Partido Verde, Paulo Júnior, cobrou diálogo para que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Estância e de São Cristóvão não participem da concessão da Deso, proposta pelo governo do Estado. A cobrança foi realizada nesta quarta-feira, 10, um dia após o parlamentar acompanhar sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Estância sobre o tema.

Paulo Júnior votou contra o projeto de Lei do Executivo de concessão da Deso e destacou que o SAAE de Estância é superavitário, com capacidade de investimento. Da mesma forma, no município de São Cristóvão, onde o SAAE atende o Centro Histórico.

“Que o governador dê a faculdade aos prefeitos de decidirem se irão continuar com o serviço ou se irão aderir à concessão. O governo precisa agir com cautela sobre a concessão de serviços de saneamento e de abastecimento de água. Inclusive em São Cristóvão, a Deso trabalha de forma precária. É importante falar que as taxas irão aumentar com a concessão”, discursou, destacando que Capela, administrado pela prefeita Silvany Mamlak, esposa do deputado estadual e líder do governo, Cristiano Cavalcante, e Carmópolis, administrada por Esmeralda Cruz, tia do governador, decidiram não aderir à concessão.

Sessão ordinária

Em Estância, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (Sindisan),  Silvio Sá, informou que haverá aumento de tarifas e que não há garantias de investimento. Ele também já esteve em Capela para dialogar com os trabalhadores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município.

“Estamos trabalhando em todo o estado de Sergipe sobre os SAAEs. Conseguimos uma vitória em Capela, com o recuo do deputado Cristiano e da prefeita Silvany. Em Carmópolis, Esmeralda sinalizou que vai pedir ao colegiado a retirada. Queremos a retirada de São Cristóvão e de Estância. O risco de concessão do SAAE é o aumento de tarifa, aumento de taxas  quando houver investimento em rede coletora de esgoto. Onde houve  concessão, os resultados não são nada satisfatórios, não são positivos. A gente agradece aqui a participação do deputado Paulo Júnior porque é um defensor da água do sergipano”, declarou.

A Lei Complementar – LC – 398/2023, aprovada na Alese e sancionada no final do ano passado, reorganizar as Microrregiões de Saneamento Básico de Sergipe, instituindo uma única Microrregião de Saneamento Básico, a Microrregião de Água e Esgoto de Sergipe – MAES, integrada pelo Estado e pelos 75 municípios sergipanos.

Foto: Assessoria Parlamentar