logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputado Paulo Júnior celebra o Dia Mundial do Braille e destaca lei de sua autoria que amplia acessibilidade em Sergipe

Em celebração ao Dia Mundial do Braille, lembrado em 4 de janeiro, o deputado Paulo Júnior ressaltou a importância da inclusão e da acessibilidade para pessoas com deficiência visual e reafirmou o compromisso com políticas públicas que garantam direitos e dignidade.

O parlamentar relembrou a lei de sua autoria que torna obrigatória a emissão de certidões de casamento, nascimento e óbito em Braille nos cartórios de registro civil de todo o estado de Sergipe. A medida representa um avanço significativo na promoção da cidadania e no reconhecimento da pessoa com deficiência visual como sujeito de direitos plenos.

“Hoje celebramos não apenas o sistema Braille, que é emancipador e essencial para o desenvolvimento educacional e social de milhares de pessoas com deficiência visual, mas também reafirmamos um compromisso com uma sociedade mais justa e inclusiva. A lei que propusemos e conseguimos aprovação e sanção garante que cartórios emitam certidões em Braille, um instrumento fundamental para que as pessoas cegas tenham acesso à documentação civil com autonomia e respeito”, afirmou o deputado Paulo Júnior.

Para Paulo Júnior, a conquista representa um passo concreto no fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiência. “A inclusão deve estar presente em todos os espaços da vida social. Tornar oficial e acessível a documentação civil é garantir cidadania, autoestima e igualdade de oportunidades.”

 

Foto: Ascom

Outras notícias para você

Acessar o conteúdo