Por Assessoria Parlamentar
A falta de água causa ao Estado problemas sociais, econômicos e ambientais
Foi aprovada pela ALESE, a Indicação nº 90/2023, de autoria do deputado estadual Netinho Guimarães (PL). O objetivo é solicitar que substitua de imediato a rede de fornecimento de água do povoado São Pedro, no município de Telha.
A propositura solicita ao governador Fábio Mitidieri e ao diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), Luciano Goes, que regularizem o fornecimento do produto e com qualidade, ou, subsidiariamente, que instale, com urgência uma grande caixa d’água para atender à população local, garantindo-lhes uma reserva mínima para os longos períodos de desabastecimento pelo qual passam com frequência a comunidade.
“A nossa indicação atende às várias solicitações dos moradores, que sofrem com o problema da falta de água no povoado”, justifica o deputado Netinho Guimarães.
Conforme explica o parlamentar, a falta de água causa também ao Estado problemas sociais, econômicos e ambientais, a exemplo do esvaziamento das cidades, baixa produção agrícola e industrial e falta de emprego.
Devido às constantes interrupções de água neste povoado, o deputado pede que a DESO ao menos instale com urgência uma grande caixa d’água que possa garantir uma reserva mínima, para atender aproximadamente 1000 pessoas residentes na localidade, assistindo residências, escolas, creches e estabelecimentos comerciais.
“O fato é que realmente se impõe a implementação de uma medida efetiva para garantir a regularidade no fornecimento de água aos cidadãos de Telha, especialmente do povoado São Pedro, por ser medida inclusive de natureza constitucional”, frisa o parlamentar.
Foto: Divulgação Ascom