Nesta terça-feira, 21, aconteceu no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – debate sobre o ‘Programa de Conscientização e Orientação da Síndrome de Down’. O dia “21/03” foi escolhido como o Dia Internacional da Síndrome de Down porque esta síndrome é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia).
O deputado Moritos Matos solicitou em aparte para elogiar a iniciativa da Alese em promover esse evento. “Faço questão de parabenizar esta Casa pelo espaço dado para a discussão deste tema tão importante. Ainda se faz necessário discutir as dificuldades e os problemas que as pessoas com deficiência ainda passam e mais normatizar os serviços públicos para que eles tenham um atendimento de forma especial”, enfatiza o deputado Moritos Matos.
Esse debate aconteceu por iniciativa do Projeto de Lei (PL), do presidente da Alese, o deputado Luciano Bispo. De acordo com o o deputado Moritos Matos, essa Casa deu um passo importante para que os serviços públicos também possam atender melhor as pessoas com síndrome de down. “É preciso garantir a essas pessoas os serviços públicos que elas tanto necessitam”, pontua o parlamentar.
Estiveram presentes a esse evento o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Sergipe (APAE/SE), Max Santos Guimarães, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Josevanda Franco, o pediatra Byron Ramos, além de pais, crianças e adolescentes com síndrome de down.
Por Assessoria Parlamentar
Foto: Divulgação Ascom