Para alertar a população masculina sobre a importância do Novembro Azul o deputado Moritos Matos realiza nesta quarta-feira, 29,  às 17h, em frente a Paróquia São Pio X, na Avenida Visconde de Maracaju, no Bairro 18 do Forte, em Aracaju, a distribuição de um panfleto com informações sobre o câncer de próstata. “O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum entre os homens, atingindo um a cada sete homens. É o segundo tipo de câncer que mais mata no Brasil, com média de óbitos de 13 mil por ano”, explica o parlamentar.

Panfleto do evento

Panfleto do evento

Matos revela que o diagnóstico inicial permite o êxito no tratamento de 9 em 10 casos. “Apesar de ser uma doença grave, quando diagnosticado com antecedência e tratado pode contribuir na cura desse paciente”, enfatiza o deputado. Para o diagnóstico podem ser usados exame de sangue, tomografia, ressonância magnética e exame de toque retal.

Os fatores de risco incluem idade acima de 50 anos, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, dieta rica em gorduras, sedentarismo e excesso de peso. “Contudo a maior ameaça é o preconceito”, afirma Moritos Matos.

Assessoria de Imprensa do Parlamentar
Fotos: Divulgação Ascom