logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputado Matos discursa sobre a Festa do Mastro em Capela

A tradicional Festa do Mastro no município de Capela foi tema do discurso deputado estadual Matos nesta terça-feira, 26, durante o pequeno expediente na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese. O parlamentar relatou um pouco da história dessa festa. “Em 1939, quatro irmãos da família Melo, entraram na mata para buscar uma árvore com o objetivo de festejar o São Pedro com amigos e familiares. Na volta estavam sujos de lama e saíram sujando as pessoas pelo caminho, chamando para participar da brincadeira. Foi a primeira Festa do Mastro de Capela”, conta o deputado Matos.

Segundo o deputado, há 79 anos, o Estado celebra a sua identidade e sua história através dessa tradicional festa. “A Festa do Mastro leva milhares de pessoas a Capela, seja pela religião, pela cultura ou pela diversão. Esse evento movimenta uma rede serviços e de produtos que envolve aproximadamente 6 mil pessoas, gerando trabalho e renda extra para os capelenses”,expõe Matos. Ele acrescenta que a parte cultural da festa começou com a Sarandaia no início de junho, em seguida é eleita a Rainha do São Pedro. As finalistas são selecionadas nas escolas públicas capelenses. “Na sexta-feira, 29, tem a Missa do Fogueteiro, neste dia também ocorro o Cortejo da Baiana, um homem vestido de mulher que sai pelas ruas da cidade recolhendo prêmios para colocar no Mastro. A tarde tem a busca do mastro na Mata do Junco e a noite o Mastro é queimado e aa batalha do buscapé”, enfatiza o parlamentar.

Durante o discurso o deputado Matos contou que a Secretaria de Meio Ambiente e o Ibama plantaram mais de 100 espécies deárvores nativas em Capela. “Nasci em Propriá, mas toda a minha infância foi em Capela, por isso, faço questão de buscar o Mastro, rever os amigos e encontrar as pessoas que convivi na infância. A festa é muito bonita, então convido a população deSergipe e de outros Estados para prestigiar a festa. Os moradores alugam suas casas e ganham um dinheiro extra, issomovimenta a economia Turismo no Estado. Quem quiser passar um final de semana diferente vá a Capela e participe daFesta do Mastro”, convida o deputado Matos.

Por Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo