Deputado Marcelo Sobral visita locais afetados pela enchente e se solidariza com população itaporanguense

Por Assessoria Parlamentar

O parlamentar estadual vem atuando junto ao governo estadual, e à prefeitura de Itaporanga buscando auxílio e acompanhando as ações corretivas e preventivas para sanar os efeitos atuais e prevenir futuros incidentes climáticos.

Desde a manhã de quinta-feira, 14, o deputado estadual, Marcelo Sobral (UB),  juntamente com o seu chefe de gabinete, Faustinho Sobral, dos vereadores Ivan do Conselho e Ducarmo, e representantes das defesas civis municipal e estadual, além das secretarias de Obras e Meio Ambiente, estiveram percorrendo alguns pontos do município de Itaporanga, realizando um trabalho de acompanhamento e vistoria dos impactos provocados pelas fortes chuvas que assolaram o município durante a última noite da quarta-feira, 13.

O elevado volume de precipitação, em um curto espaço de tempo, produziu alagamentos em áreas que sofreram obstrução em seu sistema de drenagem, além de contribuir para as residências próximas a encostas ou áreas de risco sofrerem abalo em suas estruturas. Durante a visita, ficou constatado que seis casas foram diretamente afetadas, mas a defesa civil está em trabalho de análise e ainda não descarta o risco estrutural em outras cinco residências atingidas.

“Unimos forças e ações já estão sendo tomadas. Os moradores que precisarem evacuar de suas residências serão incluídos no programa da Prefeitura ‘Aluguel Social’. Inclusive, a máquina do DRE já está na limpeza dos córregos enquanto as equipes da Secretaria de Obras estão limpando as ruas. Minha gratidão ao governador Fábio Mitidieri e ao presidente do DER, Anderson das Neves, por todo apoio”, agradeceu o deputado Marcelo Sobral.

Além disso, por meio de solicitação feita pelo parlamentar itaporanguense ao governo de Sergipe, além das ações corretivas já citadas, o governo estadual vai atuar em apoio a realização de medidas preventivas, como a instalação de caixas d’água em áreas vulneráveis, com o objetivo de absorver o excesso de água e reduzir os impactos.

“Conviver com intempéries sazonais é um desafio para qualquer gestão. Temos sempre de estar preparados para sanar essas situações de forma célere, minimizando os danos e as famílias que são atingidas, além de preparar as áreas de risco, identificadas, para evitar futuros problemas neste sentido”, conclui Marcelo.