Deputado Luizão defende a liberdade de expressão

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

O deputado Luizão Donatrampi (União Brasil), destacou na Sessão Plenária desta quinta-feira (16), sobre a liberdade de expressão.

“A liberdade de imprensa é de fundamental importância dentro de uma democracia e a gente está passando por um momento muito crítico, não só no nosso estado, mas também no nosso país; Uma guerra ideológica que parece nunca ter fim. O nosso amigo jornalista Luiz Carlos Foca, da Itnet TV, em Itabaiana teceu uma crítica a um advogado funcionário da Câmara de Vereadores de Itabaiana e a Ordem dos Advogados saiu com uma nota de repúdio sobre a crítica feita. Tenho grande respeito a OAB e à Imprensa. Peço encarecidamente à OAB que retire ao nobre profissional Foca e que o profissional use o contraponto para se defender”, afirma.

O parlamentar destacou a necessidade de manter o direito à liberdade de expressão.

“Não podemos tirar o direito de as pessoas opinarem. Se as pessoas se excederem, que paguem com as consequências. Temos o Poder Judiciário para quem se sentir ofendido, recorrer e resolver, mas tirar o direito de a pessoa fazer uma crítica a outra, traz uma preocupação muito grande pra sociedade; pra nós que vivemos em uma democracia, pois a crítica é de fundamental importância no desenvolvimento do ser humano, Hoje estou aqui eleito deputado estadual porque fui muito lapidado com as críticas. O elogio já vem mastigado, prontinho pra agradar, mesmo vendo que a pessoa está errado e não tem como colher os frutos de elogios, mas da crítica que me faz pensar, melhorar e acertar. A Imprensa tem que fazer o trabalho dela, fazendo críticas e elogios, com total liberdade, assim como todo cidadão”, entende.

Deputado Georgeo Passos: “Todo direito tem limitação”

Em aparte, o deputado Georgeo Passos (Cidadania) destacou que no país não existe nenhum direito absoluto.

“Todo direito tem uma limitação e liberdade de expressão é algo fundamental na nossa democracia. Eu creio que, quando o jornalista exercendo a sua missão de informar a sociedade e até apresentar uma crítica, se passar do limite (na minha avaliação, não passou),  cabe a pessoa que se sentiu lesada, buscar uma reparação nos meios judiciais. A OAB tem pautas positivas, muitas que merecem o nosso aplauso, mas nesse caso específico, creio que tenha havido um certo excesso de zelo e esperamos que tanto a OAB, quanto o Sindicato dos Jornalistas possam dialogar e pôr um fim a essa situação, até porque às vezes nós recebemos algumas críticas mais contundentes de algumas pessoas da Imprensa e nem por isso a gente pede que Assembleia enquanto instituição faça algo contra aquele jornalista”, exemplifica.

Foto: Joel Luiz