Por Assessoria Parlamentar
O deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) visitou nesta quinta-feira, 27, o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). Criado em 1998, o ITP possui mais de 130 patentes registradas e está localizado na Universidade Tiradentes (Unit), Campus Farolândia, em Aracaju.
Durante a visita, conduzida pelo presidente do ITP, Paulo do Eirado, o parlamentar conheceu alguns dos laboratórios e um pouco do trabalho que está sendo executado pelos pesquisadores do Instituto, especialmente na área de petróleo e gás.
“Pude ter uma dimensão da atuação do ITP e da Unit no campo da pesquisa científica e de como essa ação é importante para o fortalecimento da ciência e da tecnologia em Sergipe. Fiquei bastante feliz com tudo que vi porque é um orgulho saber que um instituto sergipano possui essa qualidade e realiza suas atividades com a excelência digna de reconhecimento internacional, tendo firmado convênio com instituições internacionais e nacionais, a exemplo da ANP. O que está sendo construído no ITP certamente ajudará o nosso estado no desenvolvimento da área de petróleo e gás”, afirma Pimentel.
Para o presidente do ITP, foi uma felicidade receber a visita de um parlamentar atuante e envolvido em projetos que dialogam com a ciência e a tecnologia. “Colocamos o ITP e a Unit à disposição tanto para fortalecer os argumentos do deputado na defesa das agendas nestas áreas como também para que ele possa conhecer essa riqueza que nós temos em Sergipe. Um trabalho que precisa ser mais divulgado e reconhecido”, destaca Paulo do Eirado.
Transição energética
O deputado aproveitou a visita para convidar o presidente do ITP e os pesquisadores do instituto para participaram do seminário ‘Transição energética: oportunidades de negócios e desenvolvimento regional’. O evento acontecerá no dia 22 de julho, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe.
O seminário será realizado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em parceria com a Alese e com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). A coordenação é da Comissão de Infraestrutura, Minas e Energia da Unale, presidida por Luciano Pimentel.
As inscrições para o evento já estão abertas no site da Unale (unale.org.br).
Foto: Assessoria Parlamentar