Deputado Luciano Pimentel entrega Medalha Flávio Primo para criança autista

Por Assessoria Parlamentar

O pequeno Ryan Araújo de Oliveira, de 9 anos, foi agraciado nesta terça-feira, 17, com a Medalha do Mérito “Flávio Primo”. A honraria, concedida pela Assembleia Legislativa em reconhecimento a história de superação dos seus homenageados, foi entregue ao jovem pedrinhense por propositura do deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas).

“Ryan nasceu prematuro e passou 17 dias no Centro de Terapia Intensiva. Foi diagnosticado com paralisia cerebral e com apenas dois meses de vida ele  começou suas primeiras sessões de fisioterapia, tratamento que para a família foi um dos principais responsáveis por reverter o seu quadro inicial, assegurando o desenvolvimento motor. Com 1 ano e 8 meses, ele recebeu o diagnóstico de autismo severo e desde então realiza um tratamento multidisciplinar em Pedrinhas, município onde reside com seus pais, e em Lagarto”,  ressaltou Luciano Pimentel.

Mãe de Ryan, Luciana Oliveira classificou a homenagem como um momento grandioso para toda a família. “Enfrentamos dias difíceis desde o nascimento dele, mas ter chegado até aqui e ser espelho para outras famílias é uma felicidade sem igual. É a prova de que mesmo uma criança com autismo severo, paralisia cerebral e TDHA é capaz de estar inserida na comunidade. Não é fácil, mas é um desafio que pode ser realizado. Agradeço ao deputado Luciano Pimentel por ter escolhido Ryan. Me sinto muito honrada com esse gesto”.

Em Pedrinhas, Ryan Araújo tem acesso a psicólogo, terapeuta ocupacional e psicopedagogo no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), além de acompanhamento escolar na Escola Maria Carvalho Ávila Soares.