Deputado Luciano Pimentel conduz seminário sobre transição energética

Por Assessoria Parlamentar

O deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) conduziu nessa segunda-feira, 22, o seminário ‘Transição energética: oportunidades de negócios e desenvolvimento regional’. Promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), o encontro foi realizado em parceria com a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) e contou com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

“Compreendemos que garantir a segurança energética é parte essencial neste processo de transição. Dessa forma, nossa proposta foi um seminário focado na importância do gás natural na transição energética, abordando os impactos econômicos dos investimentos em óleo e gás. A partir deste recorte, estruturamos um evento que pudesse oportunizar uma maior integração dos parlamentares estaduais no debate sobre o futuro energético do país e, claro, de Sergipe. Especialmente porque o nosso estado foi batizado pelo ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, como a nova estrela do gás”, frisou Luciano Pimentel, deputado que ocupa os cargos de secretário do Estado de Sergipe na Unale e presidente da Comissão de Infraestrutura, Minas e Energia da entidade.

Segundo o presidente da Unale, deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT-CE), o tema transição energética traz inúmeros desafios e a participação de parlamentares estaduais é valiosa para essa pauta. “A Unale, como eixo catalisador de temáticas de grande impacto nacional e representante legítima do Parlamento Estadual, também apoia e promove debates sobre a transição energética através do alinhamento do governo e dos diversos setores da sociedade em busca da promoção da energia limpa e renovável no país.”

Relator da Nova Lei do Gás enquanto deputado federal, o senador Laércio Oliveira (Progressistas) foi designado para a relatoria do Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten). Presente ao evento, ele parabenizou Luciano Pimentel por trazer para o estado representantes de diversos setores para tratar da transição energética. “Um seminário de um nível desse, com tanta gente boa reunida só podia ser um parlamentar correligionário, um progressista que se dedica e contribui tanto a esse tema. Estou aqui mais para ouvir, aprender e dizer que o Brasil tem a Lei do Gás que tem produzido resultados maravilhosos. Não é ainda o que a gente quer, mas tenho certeza que a gente vai chegar lá”, disse Laércio.

Representando o governador Fábio Mitidieri, o secretário Valmor Barbosa, titular da Sedetec, ressaltou que o Governo do Estado está atento a essa pauta e tem feito a sua parte. O gestor também frisou a relevância da somação de esforços entre o Legislativo, o Poder Executivo e a sociedade civil.”O governador Fábio Mitidieri tem dado todas as condições para que Sergipe esteja atualizado neste tema. Nós temos uma matriz energética diversificada e todos tiveram a oportunidade de ver aqui o potencial do estado. Achei muito significativo o gesto desta Casa de trazer um tema tão relevante, pois o legislativo não pode ficar à margem dessa discussão. O estado de Sergipe e o legislativo estão de parabéns porque esse é um debate que a sociedade precisa participar, pois estamos vivendo uma transição energética e esse é um processo que não tem volta, é irreversível”.

Palestras

Iniciando as explanações do seminário, o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Rodolfo Saboia, colocou em discussão a importância do gás natural na transição energética. “O gás natural tem um papel extremamente relevante à medida que ele é um combustível que oferece garantia de atendimento, com baixa pegada de carbono com relação a outros combustíveis fósseis e tem uma promessa de vida mais longa como fonte de energia”, considerou Saboia.

O pesquisador da FGV Energia, João Victor Marques, fez uso da palavra na sequência para tratar dos impactos econômicos gerados pelos investimentos em óleo e gás, destacando o projeto de offshore em Sergipe e a relevância desse trabalho para o crescimento do PIB, o saldo positivo da balança comercial e a arrecadação de receitas para o Estado.”Com um bilhão investido em offshore em Sergipe, por exemplo, temos como observar uma contribuição de R$ 1,4 bilhão para produção, de R$ 1,26 para o PIB e a geração de 6,6 mil empregos”.

Em seguida, o diretor Comercial e Regulatório da Transportadora Associada de Gás (TAG), Ovídio Quintana, trouxe aspectos ligados ao setor de transporte na conexão das ofertas e demandas. Para ele, apesar do avanço registrado nos últimos anos, há uma necessidade de acelerar a evolução do mercado. “O desafio agora é fazer o mercado aumentar de tamanho contribuindo para descarbonização de setores intensivos. É necessário investir para viabilizar o crescimento porque promover a competição do energético tem que estar no DNA de nossa missão na indústria de rede”, salientou.

A última palestra do seminário apontou as oportunidades que surgem com o terminal de GNL de Sergipe e foi ministrada pelo  diretor de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da ENEVA, Marcelo Cruz. Além de apresentar os projetos em Sergipe, o diretor trouxe boas novas. “A principal novidade é a comercialização de gás a partir do terminal de Sergipe, gerando mais oportunidades dentro da malha de gás, pois vamos estar fazendo ofertas de um produto que poucas outras empresas oferecem, que é um produto de flexibilidade, importante dentro do mercado de gás natural. Isso vai trazer mais dinamismo para o mercado e Sergipe sai na frente com uma oferta de valor interessante para o sistema como um todo”, explicou.

Foto: Jessen Peixoto – Unale