Deputado Kaká Santos homenageia secretária de Justiça com entrega da Medalha Quintina Diniz

Por Assessoria Parlamentar

Nesta sexta-feira, 8 de março, a secretária de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor, delegada Viviane Pessoa, foi homenageada pela Assembleia Legislativa com a Medalha Deputada Quintina Diniz. A honraria foi concedida por propositura do deputado estadual Kaká Santos (União), em Sessão Especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

“A delegada Viviane Pessoa, secretária de Estado da Justiça, construiu uma belíssima trajetória em Sergipe, contribuindo para o fortalecimento da segurança pública do nosso estado. É uma profissional que representa a força, a determinação e o protagonismo da mulher na sociedade.  E, por essa razão, entregamos hoje esta homenagem como forma de reconhecimento pelos serviços prestados ao estado”, afirma Kaká Santos.

Para a secretária Viviane Pessoa, a honraria simboliza a importância de lutar pela ocupação de espaços na sociedade. “Agradeço ao deputado Kaká Santos por esse dia feliz, onde tive o reconhecimento de um trabalho na segurança pública e em prol da sociedade sergipana, mas, principalmente, por representar o reconhecimento da ocupação de espaços pela mulher, que tem voz e deve ter seu lugar de fala. Agradeço, de coração, ao deputado Kaká por essa sensibilidade e esse reconhecimento”, disse a homenageada.

Criada por meio da Resolução nº 15/2008, de iniciativa da ex-deputada Susana Azevedo, atualmente presidente do TCE/SE, a honraria tem por finalidade, homenagear mulheres que, pela sua destacada atuação familiar, profissional, política ou social, especialmente na defesa dos direitos e da igualdade feminina, tenham-se tornado merecedoras do reconhecimento público da Assembleia Legislativa.

Sobre a homenageada

Natural da Bahia, Viviane Pessoa veio morar em Aracaju com seus pais e irmãos quando tinha 11 anos. Estudou no Colégio Arquidiocesano, cursou Direito na Universidade Tiradentes e foi aprovada no concurso para Delegada de Polícia nos estados da Bahia e de Sergipe. Escolhendo Sergipe, Viviane iniciou suas atividades em Aracaju, onde também casou e teve dois filhos.

Nesses mais de 20 anos de carreira, Viviane já assumiu algumas funções de direção. Foi Coordenadora da Delegacia Plantonista, Coordenadora da Polícia Civil da Capital, Coordenadora do Interior, Coordenadora  da Delegacia Plantonista e Diretora do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio, onde se encontrava atuando até o ano de 2022.

Viviane Pessoa também trabalhou nas Delegacias de Crimes Cibernéticos, Turismo, Consumidor e Meio Ambiente, Crimes de Trânsito, de Defraudações e Combate à Pirataria, de Proteção à Criança e ao Adolescente, Polinter e delegacias metropolitanas como Santa Maria e Fernando Collor.

Foto: Divulgação Ascom