Deputado Iran Barbosa lamenta a morte do professor José Paulino

Publicada: 01/12/2022 às 18:33

O deputado estadual Iran Barbosa, do Psol, lamentou, na manhã desta quinta-feira, 01, o falecimento do professor doutor José Paulino da Silva, aos 80 anos, na manhã de ontem (30). Da tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o parlamentar lembrou da trajetória de José Paulino como professor do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e, também, como pesquisador.

“Foi uma grande perda para a educação e para a cultura de Sergipe porque, embora Paulino fosse pernambucano, ele tinha a cidadania sergipana, que alcançou por méritos, em 1993; além de suas grandes contribuições para o cenário acadêmico aqui do nosso estado”, afirmou.

Iran, que também é formado em História pela UFS, destacou, ainda, que o professor Paulino era formado em Pedagogia e Filosofia, era Mestre em Educação e Doutor em Filosofia e História da Educação, tendo contribuído enormemente para a formação de inúmeros estudantes naquela universidade.

“Tive a honra de ter, na minha solenidade de formatura, do curso de História, a figura do professor Paulino apadrinhando a minha turma, e tenho isso guardado entre as minhas grandes lembranças. Ele também contribuiu muito nas pesquisas históricas do nosso estado, e lembro bem do projeto ‘Resgate da Memória Histórica: Canudos Ontem e Hoje’, que ele ajudou a construir e coordenou, projeto esse que influenciou muito os estudos e informações que tenho sobre a importância do Movimento de Canudos”, afirmou Iran.