logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputado Iran Barbosa destaca os 41 Anos do Partido dos Trabalhadores

Por Assessoria Parlamentar

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) desta quarta-feira, 10, o deputado estadual Iran Barbosa registrou a passagem do 41º aniversário de fundação do Partido dos Trabalhadores – PT. O parlamentar manifestou felicitações a todos os petistas que ajudaram e ajudam na construção deste que é o maior partido de esquerda da América Latina.

“O PT é reconhecido internacionalmente como um partido de esquerda, algo decidido já na sua fundação, com ações e valores de esquerda e na defesa do socialismo, e que construiu, ao longo da sua história, vitórias muito importantes”, destacou.

“E ao registrar os 41 anos do PT, gostaria de estender os meus cumprimentos a todos os meus correligionários, militantes, apoiadores e a todos que, ao longo dessas quatro décadas, ajudaram o nosso partido a conquistar não só vitórias eleitorais, mas vitórias políticas importantes, em favor do país, dos mais pobres e da classe trabalhadora”, enfatizou o parlamentar petista.

Histórico

O Partido dos Trabalhadores nasceu da união histórica entre sindicalistas, intelectuais, artistas, setores ligados à Teologia da Libertação da Igreja Católica e militantes políticos que faziam oposição à ditadura militar e retornaram ao país após a decretação da anistia. Após a realização das grandes greves organizadas pelo movimento sindical na região do ABC paulista, em 1979 e 1980, os sindicalistas liderados por Luiz Inácio Lula da Silva entenderam a
necessidade de se criar um partido político, dentro do processo de redemocratização do do país, que fizesse a defesa das lutas e participasse da organização da classe trabalhadora brasileira.

Foi então que, no dia 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, na capital paulista, ocorreu o
lançamento do Manifesto de Fundação do Partido dos Trabalhadores.

Foto: Divulgação Ascom

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo