Foi com o objetivo de oferecer suporte e ferramentas para melhorar o cuidado e a qualidade de vida das famílias com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que o deputado estadual Ibrain de Valmir (PV) protocolou na Assembleia Legislativa de Sergipe(Alese), a indicação N º 74/2024 que solicita ao Governo do Estado, através das Secretarias de Saúde e Assistência Social, estudos para implementar uma equipe multidisciplinar especializada para capacitar as mamães dessas crianças especiais.
Às crianças que possuem o TEA necessitam de uma atenção mais direcionada e especial, pois a criança possui algumas limitações. Este que é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo. Os sinais geralmente desenvolvem-se gradualmente, mas algumas crianças autistas alcançam o marco de desenvolvimento em um ritmo normal e depois regridem. Por esta razão, os papais precisam aprender a lidar com as adversidades do transtorno.
Segundo o deputado Ibrain, o governo precisa oferecer uma atenção especial para essas famílias. “Na qualidade de pai sinto na pele às dificuldades de cuidar e de educar uma criança. Imagine o quanto essa dificuldade cresce qdo se trata de uma criança especial? Por isso, precisamos cuidar das crianças e daqueles que cuidam desses pequenos”, finaliza.