logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputado Georgeo Passos destaca ação emergencial no HUSE

Por Paulo Santos – Agência de Notícias Alese

Durante o Grande Expediente na manhã desta quinta-feira (5), na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania), destacou a solução emergencial tomada pelo governo do Estado, após uma fiscalização realizada por parlamentares no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).

“Mais uma vez a gente vê a importância de nós parlamentares fazermos fiscalizações nos órgãos públicos, até porque, essa também é uma missão nossa. Nós estivemos esta semana juntamente com os vereadores Ricardo Marques e Sheyla Galba, visitando algumas alas do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), em especial onde existiam pacientes com traumas há mais de trinta dias, principalmente em virtude de acidentes”, declarou o parlamentar.

Georgeo Passos declarou ainda: “A impressão que tenho é que depois da repercussão, o governo tomou uma solução emergencial para o caso. Então, nós cumprimos com a nossa responsabilidade, para o que fomos eleitos para esta Casa, fiscalizamos, denunciamos e o governo vai lá e faz, com a resposta devida. Lógico que a gente não quer apenas uma ação emergencial, e que os pacientes não sofram tanto, como sofrem quando estão no HUSE. E por diversos fatores, é o maior hospital do Estado. Nós queremos uma saúde pública de qualidade, evoluindo cada vez mais, e não apenas quando parlamentares fazem uma determinada fiscalização”, ressaltou o deputado.

Decisão Judicial

Georgeo Passos ressaltou ainda uma decisão judicial de um pai contra o IPESAUDE. “Gostaria de comentar uma decisão do Juiz Pablo Moreno, do dia 1º de outubro de 2023. Foi uma ação proposta por uma menor, uma criança de 4 anos de idade, representado nesse processo por seu pai, contra o IPESAUDE. Disseram nesta Casa que deveriam aumentar o valor da contribuição para ter um atendimento melhor, e isso também não é uma verdade. Cortaram fornecedores, prestadores e estão diminuindo os serviços prestados aos contribuintes do IPES”, disse Georgeo.

O parlamentar disse ainda: “Este é um caso de vários. Não é um caso simples, porque nenhuma mãe ou pai, gostaria de ter uma criança nessas condições. O detalhe é que a mãe é professora no interior, e hoje tem que deixar sua criança sem homecare. Esperamos que o IPESAUDE não recorra e respeite a decisão. Porque é lamentável ver uma criança nestas condições”, finalizou o deputado.

Aparte

A deputada Lidiane Lucena (Republicanos) respondeu o deputado Georgeo Passos. “A criança não teve a homecare retirada pelo IPESAUDE. A prestadora deu alta administrativa e recusou continuar atendendo o paciente. Segundo a prestadora, a SOS Vida se recusa receber a paciente alegando que não tem perfil para homecare, e os cuidados devem ser feitos pelos familiares. Eles estão contratando um terceiro prestador de homecare para tentar assumir o caso. Pedi que eles me enviassem os relatórios técnicos e eles estão notificando as duas empresas”, declarou a parlamentar. 

Foto: Joel Luiz – Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo