logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputado estadual reeleito, Luciano Pimentel é empossado na Alese

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

Na tarde dessa quarta-feira, 1º, o deputado estadual reeleito, Luciano Pimentel (Progressistas), foi empossado em solenidade realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Assumindo o terceiro mandato na Casa, o parlamentar enfatizou a responsabilidade de representar a população sergipana por mais quatro anos.

“Conquistei a reeleição e fui reconduzido ao cargo de deputado estadual porque os sergipanos reconheceram a relevância do trabalho que desenvolvemos na Alese ao longo dos últimos oito anos. Iniciando um terceiro mandato, tenho a consciência de que esse histórico parlamentar, toda experiência no Legislativo, aumenta o nosso compromisso com o povo. Por isso, faço questão de frisar: não faltará disposição para percorrer Sergipe e defender os interesses da nossa gente”, garantiu Luciano Pimentel.

Segundo o deputado, bandeiras que marcaram a sua trajetória política, a exemplo da geração de energia solar fotovoltaica, fomento ao turismo e luta pela efetivação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), estarão presentes neste novo mandato.

“Algumas pautas que abraçamos continuarão recebendo toda atenção. É o caso da defesa dos direitos dos autistas. Hoje existem quatro leis em vigor no estado, todas de nossa autoria, mas entendemos que é necessário ampliar as ações. Sergipe precisa de um centro de referência para o tratamento do autismo. Essa é uma proposta que inclusive já discutimos com a deputada federal Katarina Feitoza, por exemplo, com intuito de recursos para construção desse espaço”, explicou Luciano Pimentel.

De acordo com ele, outras temáticas também ganharão espaço nos próximos anos. “Vamos iniciar as atividades de 2023 realizando uma audiência pública que irá trazer para a Alese o debate sobre o uso medicinal da cannabis. Já temos um projeto protocolado sobre o tema e sabendo dos benefícios que o óleo dessa planta oferece para o tratamento de doenças crônicas e transtornos, como o autismo, queremos que Sergipe esteja preparado para auxiliar os sergipanos que necessitam de medicamentos à base de cannabis”, afirmou.

Natural de Brumado (BA), Luciano Pimentel é economiário aposentado e reside em Sergipe há mais de 40 anos. No estado, ele constituiu família e ingressou na política, após 35 anos de dedicação ao setor bancário. Em 2015,  foi eleito deputado estadual e em 2018 obteve a primeira reeleição. Em 2022 foi reeleito por mais de 18 mil sergipanos, com votos nos 75 municípios.

Atuação Parlamentar

No parlamento sergipano, Luciano Pimentel foi responsável por projetos que mudaram a realidade do estado em diversas áreas. Entre as principais legislações propostas pelo deputado estão: Lei nº. 8.467/2018, de Incentivo à Geração e Aproveitamento da Energia Solar em Sergipe; Lei n°8.410/2018, de isenção do IPVA para motoristas de transporte escolar; e Lei nº 8.690/2020, que dispõe obrigatoriedade da disponibilização de QR CODE em todas as placas de obras públicas estaduais; e a Lei nº. 8.980/2022, sobre o Zoneamento Costeiro do Litoral Sul de Sergipe.

Na Assembleia Legislativa, o deputado também abraçou a defesa dos direitos dos autistas. Uma ação que originou a Lei nº 8.522/2019,  que estabelece o atendimento preferencial para autistas; a Lei nº 8.685/2020, que institui o”Abril Azul”; a Lei nº 8.916/2021,  que dispõe sobre o prazo de validade do laudo e perícia médica que atestam o autismo; e a Lei nº 9.010/2022, que traz mecanismos de combate à discriminação contra autistas.

Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo