logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputado discute o atual cenário dos leitos em Unidade Semi Intensiva

Por Shis Vitória/Agência de Notícias Alese

Na manhã desta quarta-feira (24), durante a Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe, o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) discutiu o atual cenário mediante a oferta de leitos em Unidades Semi Intensiva (UTI), em todo os Estado. 

“Mais uma vez ocupo o Pequeno Expediente para relatar a dificuldade que as mães estão tendo em conseguir vagas nas Unidades Semi Intensiva. Infelizmente, foi noticiado ontem (23), que mais uma criança morreu aqui em Aracaju por não conseguir acesso a um leito de UTI. Ou seja, algo que está se repetindo já há algum tempo”, disse o parlamentar que na ocasião leu uma nota a respeito do falecimento de uma criança de quatro meses, internada no Hospital Fernando Franco, em Aracaju, no último dia 17 de maio. 

Georgeo Passos destacou ainda sobre a ampliação de leitos pediátricos por conta do aumento na ocorrência de síndromes gripais. “Eu sei que o Governo conseguiu agora ampliar 10 vagas, até alguns colegas já falaram este assunto, mas lógico que chama muito a atenção o que vem acontecendo sobre esta situação. São leitos ocupados e, infelizmente, chegando o período do inverno onde teremos possivelmente mais crianças internadas e se faz necessário que algo seja feito. Ontem, inclusive, uma médica falou a respeito e sugeriu a antecipação das férias escolares, em especial, de crianças menores para evitar a circulação desse vírus. Estamos perdendo vidas”, lamentou o deputado que leu, novamente, outra nota sendo essa da Secretaria Municipal de Saúde dentro desse contexto.  

Apelo

Antes de encerrar, o deputado fez um apelo direcionado para a administração municipal e estadual na área da saúde. “É preciso que as Secretarias Municipais de Saúde e o Governo do Estado fiquem informando a população a respeito disto e busquem alternativas para a ampliação do número de leitos, porque é triste que uma mãe e um pai, que tem sonhos com seus filhos, vivenciem o falecimento deles por não conseguir um atendimento médico necessário. Em Itabaiana, o Hospital Regional, também segue enfrentando vários problemas nesta área . É um momento delicado e fica registrado aqui o apelo para que o Governo do Estado, já que a gestão municipal da Saúde está transferindo a responsabilidade para o Estado, então, que a administração estadual possa tomar as devidas providências. Vale ressaltar que a Prefeitura de Aracaju tem gestão plena em Saúde e pode colaborar neste aspecto”, acrescentou. 

No uso da palavra, a deputada Linda Brasil também lamentou a morte da criança.

Linda Brasil

A deputada estadual Linda Brasil (PSOL), também comentou o assunto. “Hoje cedo, assisti a reportagem que abordou a morte dessa criança que o colega Georgeo Passos citou ocorrida no Hospital Fernando Franco e a mesma  estava na espera de uma transferência para um leito de UTI. É muito triste o que vem acontecendo com a Saúde do nosso Estado”, disse. 

As declarações ocorreram no Pequeno Expediente da Alese neste dia.

Fotos: Jadilson Simões 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo