logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputado critica projeto de lei que transforma ensino escolar em serviço essencial

Por Assessoria Parlamentar

Deputados estaduais de Sergipe colocaram na pauta de discussão da sessão remota desta quinta-feira (22), a polêmica sobre a lei que torna escolas ‘essenciais’ para abrirem mesmo no auge da pandemia. A questão, criticada com veemência pelo deputado Francisco Gualberto (PT), está em torno de um projeto de lei que classifica escolas como “atividades essenciais” e foi aprovado na noite de terça (20/4) na Câmara dos Deputados. O texto, que proíbe a suspensão de aulas presenciais durante pandemias e calamidades públicas, segue agora para o Senado.

“Esta lei que diz que o ensino presencial é essencial é a forma de eles dizerem que o professor, com pandemia ou sem pandemia, pode morrer porque isso não importa. Eles têm que ir para a sala de aula. Se lá vai haver contaminação, não importa. Esse projeto foge do bom senso da convivência humana”, disse Gualberto, consciente de que há perdas com o ensino remoto, “mas esse é um momento ímpar, não é o normal”.

Em concordância com o pronunciamento do deputado Iran Barbosa (PT), que abriu o debate, Gualberto disse que essa lei é uma encomenda dos negacionistas para o momento, fazendo até uma comparação com o fato de o ex-deputado federal Roberto Jeferson questionar no STF os estados com relação ao toque de recolher. “Semana passada Roberto Jeferson, representando o PTB, ingressou no STF com ação de questionamento a respeito do toque de recolher nos estados, inclusive em Sergipe. Na sua peça jurídica ele dizia que esses movimentos dos governadores iriam de encontro à Constituição e ao direito de ir e vir. Mas todo brasileiro sabe que não é disso que se trata. Nenhum governador está questionando a Constituição brasileira, pois todos nós sabemos que se trata de uma pandemia e os governadores, também aparados pela Constituição, tomam medidas tentando evitar uma catástrofe maior”, explicou. “Mas quem está indo ao STF questionar isso é um negacionista, um bolsonarista que não dá importância à vida humana”, disse, em relação a Roberto Jeferson.

Pediu ao deputado Iran para subscrever a Moção de Repúdio contra a lei que torna o ensino essencial nas escolas neste momento de pandemia, e que será encaminhada ao Congresso Nacional. “Isso atende a minha visão de mundo. Me somo à Moção compreendendo que estamos combatendo àqueles que não querem dar valor à vida. Não querem saber quantas pessoas a mais poderão morrer”, disse Francisco Gualberto. “Bolsonaro é um iluminado pelas trevas e manda seus agentes cumprirem determinados papéis. Ele manda seus agentes praticarem seu repertório de maldades. Isso é inconcebível. Só mesmo na visão do presidente da República, iluminado pelas trevas, e seus aliados”, confirmou.

Foto: Divulgação Ascom

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo