Deputado cobra diálogo com professores da rede municipal

Por Aldaci de Souza/Alese

O deputado Iran Barbosa (PSOL) destacou na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe na manhã desta terça-feira, 3, uma vigília dos professores da rede municipal de ensino em frente à Câmara de Vereadores de Aracaju.

De acordo com ele, o ato tem por finalidade aguardar a chegada de um projeto de lei anunciado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, tratando do reajuste salarial. “Passei no ato antes de vir pra cá, conversei com os colegas e quero fazer uma análise após ver algumas postagens e slides de apresentação do prefeito de Aracaju sobre o reajuste dos servidores. É muito ruim que o administrador municipal não dialogue com os servidores municipais quando vai tratar da vida deles. No estado nós vimos isso e deu problema. Quando o governante opta pelo modelo autoritário do modelo puro e simples, ele abre mão do procedimento democrático de debate com as categorias”, observa.

Iran Brabosa ressaltou que foi anunciada uma proposta de reajuste linear de 5% , mas apontou para uma gratificação que os servidores municipais ainda não conhecem o teor do projeto.

“Não dá para um administrador achar que pode tratar da vida dos servidor público sem dialogar. O fato de ter sido eleito para administrar não significa abrir mão dos procedimentos democráticos; tem que negociar, sentar, conversar, ouvir, fazer uma análise conjunta e apresentar dados. Em relação ao magistério não houve diálogo. É possível assegurar o pleito da categoria é de reajuste do valor do Piso Salarial e correção da carreira que está achatada e destruída como destruíram aqui a do magistério estadual. Precisamos denunciar que essa falta de vontade de negociar e sentar com os servidores, leva a erros muito graves. A negociação é o método mais adequado para resolver os problemas dos servidores”, reitera.

Foto: Jadilson Simões