Por Aldaci de Souza
A Semana de Orientação, Prevenção e Combate à Dependência Tecnológica, instituída através de um Projeto de Lei de autoria do deputado Dr. Samuel Carvalho (CIDADANIA), é realizada nas últimas semanas de março. A Dependência tecnológica ou nomofobia é um quadro clínico caracterizado pela falta de controle de um indivíduo sobre seu uso de internet, jogos e smartphone.
A proposta do deputado tem por objetivo, realizar campanhas informativas e educativas pelo poder público, destacando o impacto das tecnologias da informação e comunicação, que além de proporcionarem o desenvolvimento pessoal, profissional e social, trazem uma nova dinâmica, uma vez que a massificação do acesso da população à internet, aos smartphones e as redes sociais alterou o modo de vida das pessoas e a maneira de se relacionarem.
Este ano, o parlamentar estará utilizando as redes sociais com a finalidade de fazer uma campanha de conscientização quanto a influência desses equipamentos tecnológicos, chegando a provocar problemas clínicos a exemplo de dores na coluna cervical, obesidade, perda auditiva, insônia, ansiedade, alteração de apetite, estresse, irritabilidade e depressão.
“No próximo dia 4 de abril, faremos uma live especial sobre o tema no meu Instagram. Será a partir das 19h30 com a participação da psicóloga Lizandra Soares”, informa Dr. Samuel Carvalho.
Foto: Joel Luiz