Por Aldaci de Souza – Rede Alese

O deputado Dr. Vanderbal Marinho (PSC), destacou a importância do isolamento social com a finalidade de reduzir a curva de crescimento do número de casos de covid-19 no estado de Sergipe. Ele fez um alerta sobre a ocupação dos leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs)

Como médico, o parlamentar elogiou a iniciativa do governador Belivaldo Chagas ao enviar para a Assembleia Legislativa de Sergipe, o Projeto de Lei Ordinária nº 112/2020 (aprovado na sessão remota da quarta-feira, 20), visando antecipar o feriado do dia 8 de julho -Independência de Sergipe – para esta sexta-feira, 22, com o objetivo de aumentar o isolamento social.

“Todas medidas que visam contribuir para o controle da doença, sejam protetivas ou restritivas como o isolamento social, são necessárias e urgentes; então esse projeto do Executivo é bem-vindo”, entende.

UTIs

Dr. Vanderbal ressaltou que 80% das pessoas acometidas pelo novo coronavírus apresentam forma simples ou assintomática. “No entanto, 5% das pessoas apresentam formas severas e graves. Essas vão precisar de internamento em UTIs e no nosso estado, já temos 52% dos leitos ocupados só na rede pública”, lamenta.

“Vamos ficar alertas; não podemos abrir a guarda porque estamos vendo exemplos de outros estados em que a contaminação está crescendo. Em Sergipe o número de pessoas contaminadas pelo vírus, indica que a curva vai ser ascendente”, complementa.

Foto: Júnior Ventura