Uma das pautas mais importantes que vem sendo muito debatida e trabalhada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) diz respeito à questão da saúde da população sergipana, em especial às pessoas diagnosticadas com câncer. Desde a legislatura passada (18ª), deputados se empenharam na luta pelo tratamento continuado a estes pacientes, a exemplo de convênio com a Clínica de Radioterapia e Imagem – Clinrad e em projetos voltados para o diagnóstico precoce do câncer do colo de útero e do câncer de mama.
O Termo de Parceria entre o Governo do Estado por meio da Secretaria da Saúde e a Clinradi, foi assinado em 18 de agosto de 2017, em solenidade na Assembleia Legislativa de Sergipe, que contou com as presenças do presidente Luciano Bispo (MDB), do então governador Jackson Barreto (MDB), do então secretário Almeida Lima, do representante da Clinrad, o médico oncologista o médico William Eduardo Nogueira Soares, de parlamentares e representantes de entidades que dão assistência a pacientes oncológicos: Avosos, AMO e Grupo Mulheres de Peito.
A deputada Goretti Reis (PSD), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, relembrou a luta dela e dos colegas parlamentares, na legislatura passada (18ª) em prol de pacientes com câncer em Sergipe.
“A nossa luta aqui nesta Casa vem sendo intensa e precisamos relembrar de alguns projetos e conquistas a exemplo do projeto Outubro Rosa (de nossa autoria) que desde 2016 já é lei e da defesa da população na questão do câncer de mama; das dificuldades que a população passa quando os equipamentos de radioterapia quebram. Na outra legislatura, esta Casa conseguiu uma vitória com a celebração de um convênio entre o Estado e a Clinrad. Temos uma luta constante em prol da saúde pública e a gente fica mais feliz com os avanços que estão acontecendo. Cada um que aqui está têm contribuído para a melhoria da saúde e conquistas que vêm acontecendo em defesa das mulheres, da população em geral”, destaca.
De acordo com a deputada Maria Mendonça (PSDB), ao longo dos mandatos, a pauta que diz respeito aos direitos da mulher vem sendo trabalhada na Assembleia Legislativa de Sergipe. “Temos projetos voltados não apenas voltados para a saúde da população, mas também nos diversos aspectos. Em 2011 propus um projeto que visa a obrigatoriedade da vacina preventiva ao vírus HPV para as adolescentes. Nossa ideia foi acolhida pelo Ministério da Saúde e a vacina vem sendo disseminada em todo o país”, afirma também lembrando da luta para que fosse feito convênio com a Clinradi, com a finalidade de disponibilizar atendimento oncológico às pessoas sem condições financeiras em uma clínica particular com tecnologia avançada.
Prevenção
A deputada Maisa Mitidieri (PSD), está chegando à Alese para o seu primeiro mandato, mas já adiantou que fará um trabalho voltado entre outros temas, para a prevenção ao câncer de colo uterino.
“A minha família sempre trabalhou na área da saúde, com vasta experiência; temos um plano de saúde e pudemos verificar uma deficiência quanto a prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama, que se alastram muito rápido. É uma luta que a gente vai correr atrás durante esses quatro anos”, completa.
Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Fotos: Jadilson Simões