Deputadas destacam em sessão especial a importância do empoderamento das mulheres

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 8 no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), uma Sessão Especial pelo Dia Internacional da Mulher. A realização é da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, presidida pela deputada Goretti Reis (PMDB).

Goretti Reis presidiu a sessão

Na oportunidade, a parlamentar divulgou dados sobre o empoderamento da mulher no Estado. Para se ter uma ideia, apenas três municípios sergipanos possuem prefeituras compostas por prefeitas e vice-prefeitas.

“A questão do empoderamento da mulher ainda é insignificante em Sergipe. Somente três municípios possuem o cargo de prefeita e vice-prefeita: Capela, Nossa Senhora Aparecida e Monte Alegre. Em todo o Estado de Sergipe temos 11 prefeitas eleitas no último pleito, 18 vice-prefeitas e 128 vereadoras principalmente nos municípios de Capela, Itabaianinha e Nossa Senhora da Glória”, destaca.

Deputados entregam buquês de flores

Deputados entregam buquês de flores. Foto: Ascom Maria Mendonça

Goretti Reis lembrou que não é fácil para a mulher desempenhar tantas atividades nos dias atuais. “Queremos sensibilizar os homens neste dia 8 de março, de que para a sociedade se tornar mais humana e igulalitária, a gente precisa também respeitar a questão de gênero”, enfatiza.

A sessão foi presidida pelas deputadas Goretti Reis, Maria Mendonça (PP) e Silvia Fontes (PDT), também integrantes da Frente Parlamentar.

“Nós somos multifacetadas, temos a face da mulher como cidadã, como dona de casa, mãe, profissional.  É muito fácil nós passarmos todos os anos sentando nesta mesa, usando a tribuna para falar das questões da mulher, mas eu pergunto: a gente faz o nosso dever de casa? A gente trata os nossos filhos homens iguais às mulheres? A gente passa a verdadeira mudança que almeja, de que mulheres e homens são iguais? Acabou a história de que a mulher tem que se atrasar, tem que parar de crescer e buscar o seu desenvolvimento, porque o marido precisa ir fazer”, complementa a deputada Silvia Fontes acrescentando que as escolas precisam começar a mudar essa postura e concepção de que mulheres são iguais aos homens, para que acabem com a guerra do sexo.

Ao final da sessão, as parlamentares e a chefe do Setor de Controle Interno da Alese, Isabel Góes, receberam buquês receberam dos colegas deputados, buquês de flores, além da exibição de vídeo com os deputados entregando botões de rosas às servidoras nos diversos setores da Alese. A Companhia de Teatro da Alese fez uma apresentação sobre os direitos da mulher.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadilson Simões