logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputada volta a cobrar justiça pela morte de Marielle Franco

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

A morte da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, foI tema do pronunciamento da deputada Linda Brasil (PSOL), na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe, nesta terça-feira (14).

“Hoje completa cinco anos da execução de Marielle Franco, uma socióloga, ativista e política brasileira filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL); elegeu-se vereadora do Rio de Janeiro para a legislatura de 2017 e 2020. Ela foi brutalmente assassinada no dia 14 de março de 2018 por ser quem ela era: uma mulher negra, forte, destemida, socialista, lésbica, mãe, favelada, cria da maré, que enfrentava as milícias e defendia os direitos humanos. Hoje é dia de lutar por justiça. Queremos saber quem mandou matar Marielle e não vamos medir esforços para cobrar das autoridades, que as investigações cheguem ao mandante político desse crime. Vamos defender sua memória para que as futuras gerações sigam lembrando quem ela foi e o que representa para a política brasileira”, destaca.

A deputada lembrou que nada era capaz de deter Marielle Franco. “Nem mesmo a morte. Ela é uma semente que começou a brotar em 2018, quando mulheres negras, faveladas,  lésbicas, bissexuais, travestis e trans começaram a se candidatar pautando a agenda da atuação política da mandata de Marielle. Nas eleições de 2020 e 2022, assinei a Agenda Marielle Franco, organizada pelo Instituto que leva o seu nome, com apoio de mais de 100 organizações; assinada por mais de 150 entidades e mais de 8 mil pessoas. Essa agenda é um conjunto de práticas e compromisso político anti-racistas, feministas, LGBTQIA+ e populares, para a construção de um futuro comum”, explica.

Linda Brasil acrescentou que atualmente são 45 eleitas, de quatro regiões do país e de sete estados, comprometidas com a Agenda Marielle Franco para o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas.

“Eu tenho orgulho de nossa mandata dar continuidade ao legado político e social de Marielle. Hoje vamos protocolar dois Projetos de Lei, inspirados nas proposições de Marielle Franco: um que autoriza o funcionamento no horário noturno de creche, pré-escola, instituição infantil e centro de educação infantil conveniado ao sistema estadual de ensino de Sergipe e um que trata de um dossiê da mulher sergipana, para a elaboração de estatísticas periódicas sobre as mulheres atendidas pelas políticas públicas com a ingerência do estado”, cita.

Foto: Jadilson Simões

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo