logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputada Linda Brasil volta a denunciar situação de intérpretes de libras do Estado

Por Assessoria Parlamentar

Um verdadeiro descaso. Essa é a definição da deputada estadual Linda Brasil (Psol) sobre a situação em que se encontram as/os intérpretes de libras do Governo de Sergipe, que, de acordo com a denúncia feita pela parlamentar, na sessão plenária desta quarta-feira, 5, continuam sem receber salários por meio da empresa prestadora de serviço e sem diálogo com a Secretaria de Assistência e Cidadania.

A deputada denunciou que a  Central de Libras do Estado está sem funcionar, devido à greve das/dos profissionais, que estão sem receber salários há mais de três meses. “Essas pessoas estão adoecendo, preocupadas com as dívidas que se acumulam. Esperamos que a empresa contratada pela Secretaria se pronuncie, que a Secretaria rescinda o contrato e tome alguma medida para que o serviço seja retomado e os/as intérpretes sejam pagos/as”, cobrou.

A deputada tem sido procurada por cidadãs/ãos e trabalhadoras/res, que estão sentindo com a ausência das/dos intérpretes de libras. “Isso é uma violação de direitos humanos. Toda cidadã e todo cidadão tem direito ao acesso à informação, à comunicação, à inclusão. É um absurdo a falta de sensibilidade deste Governo, que nega os direitos às/aos cidadãs/cidadãos e demonstra um desrespeito a essas trabalhadoras e trabalhadores. Se a empresa não está irregular, convoque uma nova empresa ou contrate diretamente essas pessoas. O que não pode acontecer é os serviços públicos ficarem sem essas/esses profissionais tão importantes”, reforçou.

Atualmente, toda a estrutura do Estado conta apenas com seis profissionais contratados pelo Governo. A parlamentar fez um apelo ao governador para que esse número seja ampliado e que essas/esses profissionais sejam alocados em serviços essenciais, a exemplo das instituições da Rede de Saúde. “É também importante pensar na formação de servidoras e servidores que possam estar nestes equipamentos e sabendo se comunicar com as pessoas surdas”, complementou.

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo