Deputada Linda Brasil leva diversas demandas da saúde ao secretário Walter Pinheiro

Por Assessoria Parlamentar

Com o objetivo de discutir a ampliação da oferta dos serviços e implantação de novos programas na rede pública de saúde, a deputada estadual de Sergipe, Linda Brasil (Psol), reuniu-se, nesta segunda-feira, 13, com o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, onde apresentou demandas vindas das cidadãs e cidadãos, dos movimentos sociais e de profissionais da saúde.

No encontro, a parlamentar tratou sobre a habilitação do Hospital Santa Isabel para que instale o Centro de Hormonioterapia, destinado ao tratamento hormonal das pessoas trans. Linda pediu um diálogo entre as secretarias estadual e municipal, com o objetivo de viabilizar a autorização da instalação e até alternativas de direcionamento de verbas para manutenção do serviço.

“Temos um Ambulatório Trans na cidade de Lagarto, mas precisamos ampliar esse serviço para Aracaju. É uma demanda histórica, reivindicada há anos pelas pessoas usuárias e pelos movimentos, e precisamos tirar esse projeto do papel. Já destinei, através de emendas, R$400 mil reais ao hospital, sendo R$200 mil para manutenção e aquisição de equipamentos e R$200 mil para compra de hormônios. Mas é necessário que essas duas secretarias dialoguem para viabilizar a instalação e recursos para manutenção. O Hospital Santa Isabel está pronto, aguardando apenas essas sinalizações e o andamento dos trâmites”, frisou Linda.

Cirurgias Eletivas – Redução da Fila

Preocupada com a grande fila de espera para realização de cirurgias eletivas, a deputada buscou entender como o Estado  pretende reduzir essa fila e aproveitou para reforçar a importância da permanência dos hospitais Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto, e o Regional Amparo de Maria, em Estância, na realização de cirurgias eletivas em regime de atendimento integral. “É importante que seja intensificado o programa de redução da fila de espera por cirurgias eletivas. Temos recebido muitas, muitas denúncias relacionadas à demora a esses tipos de cirurgias. A Secretaria precisa estudar maneiras que façam com que esses hospitais, que integraram o programa de cirurgias eletivas, permaneçam até que ocorra a redução dessa demanda”, disse.

Reestruturação do Case

Após o recebimento de denúncias de que o Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) está sem medicamentos para pacientes com esclerose múltipla, além da falta de equipamentos destinados às pessoas com deficiência, a exemplo de cadeira de rodas e muletas, a parlamentar lamentou e pediu reestruturação do Case. “É inadmissível. As pessoas estão nos procurando atrás desses medicamentos e equipamentos, mas temos um Centro responsável por isso. Infelizmente, as pessoas não estão sendo atendidas. A secretaria precisa, urgente, resolver essa demanda. Essas cidadãs e cidadãos não podem ficar à mercê”, cobrou.

Doenças Raras

Preocupada com a ausência de política públicas referência ao atendimento das pessoas com doenças raras, Linda Brasil solicitou que a secretaria elabore estudos de implantação de programas exclusivos para atendimento a esse público, a exemplo da implantação de um serviço especializado ou de referência em doenças raras, pleito que vem sendo cobrado pela Associação Sergipana de Pessoas com Doenças Raras (ASPDR). “Tivemos reclamações nos meios de comunicação sobre a falta de remédios que vêm do Ministério da Saúde, e recentemente o MPF ajuizou uma ação contra a União, o Estado e o Município de Aracaju para que seja implantada uma Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Raras. Isso é urgente. Precisamos de estudos, de diagnósticos sobre essas pessoas, de um mapeamento profundo, e de políticas públicas de identificação, acolhimento e atendimento especializado”, argumentou a deputada.

Concurso Público

Tendo em vista que o último concurso público da Rede de Saúde de Sergipe aconteceu em 2008, há 15 anos, a deputada cobrou novos concursos na área. “Não podemos ficar nesse processo de terceirização da saúde pública. Isso é perigoso. O Estado acaba tirando sua responsabilidade, no que se refere à garantia da saúde pública, e passando para essas empresas. É um perigo. Temos que realizar concursos públicos. O último aconteceu há 15 anos. É uma demanda dos movimentos e de profissionais”, sinalizou.

Outras pautas

A deputada também apresentou pautas relacionadas ao Programa de Saúde nas Escolas, cobrou a garantia do Piso da Enfermagem e reivindicou suporte aos municípios para que os programas de realização de consultas e exames sejam ampliados.

Foto: Divulgação Ascom