Deputada Linda Brasil inicia tratativas para instalação do Centro de Hormonioterapia em Aracaju

Por Assessoria Parlamentar

A deputada estadual de Sergipe, Linda Brasil (Psol), participou, nessa quarta-feira, 8, de uma reunião com a presidenta do Hospital e Maternidade Santa Isabel, Dra. Débora Cristina Fontes, para tratar sobre o início do processo de implementação do primeiro Centro de Hormonioterapia, que será destinado ao tratamento hormonal voltado às pessoas trans de Aracaju.

O encontro teve como objetivo fazer os alinhamentos necessários para elaboração de um projeto sólido e com a estrutura necessária para fazer o acolhimento, atendimento e acompanhamento das usuárias e usuários do Centro, que recebeu R$400 mil em emendas impositivas da própria Linda Brasil, enquanto vereadora da capital sergipana, sendo R$200 mil para manutenção e aquisição de equipamentos e R$200 mil para a implantação do Ambulatório Trans e do processo transexualizador e hormonioterapia (compra de hormônios).

A parlamentar comemora o início das conversas, que, segundo ela, são estratégicas para que o projeto saia do papel. “Quero agradecer a disponibilidade do Hospital. Foi um diálogo muito produtivo, com sensibilidade e senti muita vontade. A instalação desse Centro, em Aracaju, é a garantia do respeito e dignidade a essas pessoas, que a todo tempo têm os seus direitos negados. É uma luta que se iniciou lá atrás e é com muita alegria que estamos avançando nesse processo de instalação. Foram destinados R$400mil reais para início do projeto quando eu estava na Câmara, agora vou trabalhar para que, na Alese, eu consiga destinar ainda mais recursos para a manutenção dos serviços”, celebrou Linda.

Dra. Débora garantiu que não medirá esforços para que o Centro seja viabilizado o mais rápido possível. “Essa primeira reunião veio para alinhar os pontos, definir a população que será atendida, mas o mais importante: mostramos que esse projeto  terá um lugar seguro e humano para ser desenvolvido. Todas as equipes estão com muito desejo e abraçando a iniciativa”, destacou a presidente da Santa Isabel.

Expectativa

O Centro de Hormonioterapia na capital sergipana é uma luta de muitos anos, sua instalação gerará um impacto positivo na população em geral, principalmente para a população trans de Sergipe, que vai contar com mais um local de acolhimento e cuidados relacionados à saúde.  “O Centro representa um avanço civilizatório porque será um espaço promotor dos direitos humanos”, complementou Linda Brasil.