Deputada Linda Brasil enfatiza a luta por justiça social

Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese

A deputada Linda Brasil (PSOL), foi a primeira oradora do Grande Expediente na Sessão Plenária desta terça-feira, 7, na Assembleia Legislativa de Sergipe. No discurso, a parlamentar agradeceu os quase 29 mil votos recebidos nas eleições de outubro de 2022, a recepção dos servidores da Alese e agradeceu à equipe, destacando as principais bandeiras que defenderá em prol da população sergipana, intensificando a luta por justiça social.

“Hoje, dia 7 de fevereiro de 2022 é um dia muito especial. Estou feliz e eu espero que junto aos outros deputados e deputadas, a gente possa ter quatro anos de muita luta a favor de algo que me move estar na política, que a luta por justiça social. É mais um dia histórico. O dia em que pela primeira vez, uma mulher trans ocupa a tribuna dessa Casa Legislativa como a deputada democraticamente eleita com o voto de 28 mil 704 sergipanas e sergipanos. É histórico porque esse é o exemplo de um dos lugares que sempre nos foram negados. A escola, a universidade, emprego digno e formal; o banheiro, o acesso ao posto de saúde e o hospital sem constrangimento; os espaços culturais e de lazer, tanto quanto outros. Tenho certeza que tantas outras mulheres trans já poderiam estar ocupando esse espaço há muito tempo, mas lhe foram negados”, lamenta lembrando ter sido a primeira mulher trans a ter o nome social reconhecido numa universidade pública federal, a primeira a participar de um coletivo feminista e a primeira a ser vereadora de Aracaju e agora a primeira deputada.

Linda Brasil ressaltou que o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo. “A nossa expectativa de vida é de 35 anos; estou com 49 e digo que tenho 14 anos de sobrevivência. Noventa por cento da nossa população são empurradas para a prostituição, por vários processos de violência, exclusão; até mesmo de um ambiente de onde deveríamos ser acolhidas, cuidadas, mas infelizmente alguns LGBTs ainda hoje sofrem violência, tendo o direito do amor de família, negado. A ocupação da política nas formas trans representa um avanço civilizatório, especialmente quando está acompanhado de representatividade de identidade de gênero, de sexualidade, de raça e de classe. Tudo isso é essencial para aprofundar a democracia, combater o preconceito, ampliar direitos e garantir cidadania e justiça social no nosso país”, entende.

A parlamentar se emocionou ao dizer ter orgulho de não andar sozinha, destacando que 80% do seu mandato é composto por pessoas LGBTQIA+. “Somos 13 pessoas trans que já estão mudando acra da Alese e que com certeza vão mudar também a fotografia da política sergipana. É com essa equipa babadeira que vamos enfrentar a fome que assola o nosso estado, fortalecendo a agricultura agroecológica e familiar, lutando para preservar o meio ambiente e comunidades tradicionais, quilombolas e pesqueiras; que vamos proteger a vida da juventude negra, mulheres e pessoas LGBTs, enfrentar a violência com política promotora dos diretos humanos. valorizar o funcionalismo público e lutar pelo fim às terceirizações, educando as gerações futuras para a liberdade, além de construir a agenda Mariele Franco”, elenca enfatizando o compromisso de práticas anti-racistas e feministas.

Em apartes, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Garibalde Mendonça (PDT) e o deputado Marcos Oliveira deram as boas vindas à Linda Brasil e desejaram sucesso.

Foto: Jadilson Simões